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Enviada em: 26/03/2019

A falta de conhecimento sobre o passado é um grande entrave para o progresso da humanidade, pois a história nos permite escolher quais caminhos seguir e ajuda a diminuir as chances de escolhermos o caminho do regresso. No entanto, apesar de possuirmos um vasto conhecimento sobre a história geral à disposição, o sistema educacional ainda é deficiente, dessa forma, o progresso da humanidade, devido ao descaso em relação aos conhecimentos históricos, é retardado.       A educação é fundamental no desenvolvimento de uma sociedade. Países com baixo desempenho educacional se encontram nas posições mais baixas dos rankings de desenvolvimento humano e qualidade de vida. Segundo o The Economist, o Brasil foi o terceiro pior país no ranking de educação mundial no ano de 2014. Portanto, devido à má qualidade da educação brasileira o desenvolvimento é desacelerado.        A situação de um país pode ser esclarecida pelo nível de conhecimento histórico que seu povo possuí. Segundo Edmund Burke, "Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la". Situações como a aclamação pela volta da ditadura militar no Brasil e os altos índices de desemprego são consequências diretas da falta de informação e de estudo sobre a história do país e que ferem os direitos dos cidadãos brasileiros.        Fica claro, portanto, que não conhecer a história é vagar pelo mundo sem destino e com a possibilidade de, ao tentar ir para frente, acabar retornando ao ponto de partida. Faz-se necessário, então, que o Ministério da Educação e Cultura aumente a carga horária das aulas de história nas escolas e desenvolva incentivos para aumentar a qualidade da educação, através da elaboração de um novo currículo escolar e no aumento dos salários dos professores, para que o país consiga atingir altos níveis de qualidade educacional e fomentar o progresso, aumentando a qualidade de vida e o poder econômico de todo o povo brasileiro.