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Enviada em: 11/07/2019

Segundo Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Sob essa ótica, o filósofo afirma que o ensino transmitido à qualquer indivíduo é de fundamental importância, visto que aquele impulsiona este a ocupar seu lugar no mundo. Entretanto, ao analisar a presente realidade do Brasil, observa-se que a desvalorização do corpo docente é um problema de causas social e econômica. Para tanto, cabe ressaltar os motivos dessa patologia social e suas respectivas consequências. A priori, sabe-se que o desprestígio do professor possui como pilares entraves socais e financeiros, tais como a baixa remuneração salarial e a supervalorização das áreas técnicas em detrimento das áreas licenciadas. Nesse sentido, Karl Marx, ao se referir à sociedade capitalista, diz que valores estão subordinados ao lucro, ou seja, se uma profissão, do ponto de vista monetário, enriquece mais a receita do país, esta merece maior destaque e importância. Deste modo, consoante ao pensamento do sociólogo alemão, engenheiros e médicos, a exemplo, possuem maior prestígio do que os profissionais do ensino.    Em consequência ao dado exposto, as instituições de ensino são expostas à desfalques oriundos desse não reconhecimento. Estes, por sua vez, se destacam pela desmotivação do docente em exercer o cargo e o enfraquecimento educacional. Nesse contexto, a formação adquirida pelos alunos se torna supérflua e inconsistente, posto que, o mestre, influenciado pelo descaso governamental, não oferece aos discentes a plenitude de seus conhecimentos. Como resultado, cada vez menos pessoas se interessarão pela licenciatura, uma vez que observam o desapreço que são submetidos os que por ela optam.  Destarte, para que situações como essas não se perpetuem para as gerações futuras, urge, em primeira instância, que o Ministério da Educação, em ação conjunta com o Governo Federal, cumpra com suas obrigações salariais com os docentes por intermédio do pagamento pontual dos docentes e de aumentos salariais, a fim de que os professores sintam-se estimulados a cumprir com suas obrigações curriculares. Ademais, é necessário, em segunda instância, que as escolas promovam campanhas de conscientização acerca da importância dos mentores educacionais na formação do cidadão, de forma que estas sejam abertas para o público, para que todos tenham acesso à informação disseminada pela organização. Assim, o seguimento moral de Immanuel Kant se tornará uma realidade no Brasil, uma vez que os indivíduos, pelo uso do senso crítico, ocuparão seu lugar no mundo, pois tiveram como inspiração professores que os impulsionaram a agir dessa forma.