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Enviada em: 12/06/2017

De acordo com a frase do filósofo, do século XVIII, Immanuel Kant:" o ser humano é aquilo que a educação faz dele", sendo assim, os educadores são maiores responsáveis pela construção da sociedade. Todavia, a valorização desses profissionais tornou-se uma grande dificuldade no mundo contemporâneo. Não obstante, o método de ensino arcaico e o materialismo desenfreado propagado na mídia, torna o trabalho destes, ainda mais árduo. É notável que o atual sistema de educação brasileiro, não entrega a melhor qualidade de ensino possível à população. Muito já foi mudado depois da Revolução Industrial, agora temos: tvs,computadores, Smartfones, etc. Com isso, também mudou a população. Contudo, a base escolar se permanece a mesma, os educandos ainda usam um sistema que pragmatiza a meritocracia, sem incentivo nenhum à aprendizagem espontânea, o que, por muitas vezes, contribui para a banalização e a degradação da área educacional. Similarmente, a visão materialista dada pela mídia no século XXI, solidifica uma visão de uma vida independente da educação. Atualmente, letras de músicas, programas de teve, telenovelas, induzem um pensamento que ser superior, é ter algo material. O conhecimento foi deixado de lado. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não existe mais solidez nas relações sociais, políticas e econômicas, e sim uma "modernidade líquida", em que todos pensam no valor comercial, e não no valor pessoal.  Levando-se em consideração esses aspectos, torna-se evidente que a valorização do trabalho dos professores, transformou-se em uma ferida que só aumenta. Afim de acabar com o problema, o Ministério da Educação, junto ao Ministério da Cultura, deve elaborar um plano de mudanças no atual sistema de ensino, com intuito a criar empatia pelos educadores e interesse pela aprendizagem. Além disso, o Ministério da Cultura, poderia fazer parcerias publico-privadas para criar campanhas de entretenimento e propaganda, de forma a valorizar o profissional educador e reduzir a visão líquida da sociedade.