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Enviada em: 02/08/2017

Na segunda metade do século XIX o Japão Imperial despachou vários jovens para estudar nas melhores universidades da Europa, o objetivo do Imperador era formar mestres para educar as futuras geração. No Japão atual, os professores ainda ocupam uma posição de alto prestigio social. Infelizmente, o mesmo não ocorre no Brasil, onde o magistério é continuamente desvalorizado, atitude danosa sistema educacional como um todo.        A desvalorização dos professores acarreta em consequências negativas ao sistema educacional, visto que um professor desmotivado produz aulas com menos afinco, resultando em um menor aprendizado dos alunos. Prova disso, o desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) foi considerado insatisfatório, sobretudo em português e matemática. Desse modo, corrigir o descaso da educação brasileira passa pelo reconhecimento desse profissional como peça chave do sistema educacional.        Além disso, a maneira depreciativa como a sociedade e o governo tratam os professores é perceptível tanto pelas condições de ensino precárias quanto pelos baixos salários da categoria. Tendo isso em vista, muitos vestibulandos desistem de cursar uma licenciatura, preferindo seguir carreira em áreas com maior retorno financeiro e condições de trabalho. Esse cenário é lamentável, pois alunos não terão a chance de ter aula com aqueles que seriam excelentes profissionais.        Fica evidente, portanto, a necessidade de adotar medidas para reverter esse quadro. A fim de capacitar os professores o Governo deve oferecer gratuitamente projetos de especialização no exterior. As prefeituras e secretarias de educação, por sua vez, devem atuar na elaboração de melhores materiais didáticos e estrutura de ensino. Assim, será possível formar cidadãos que se orgulhem de serem professores."