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Enviada em: 19/05/2019

De acordo com artigo III da Constituição Federal, é função do pais garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, quando se analisa a questão do ensino domiciliar em questão no Brasil, observa-se que esta prática pode influenciar no crescimento nacional ou reduzi-lo. Haja vista que, muito pouco se conhece sobre esta prática, além de que pode ocorrer a diminuição das relações interpessoais.Nesse sentido, são necessárias palestras e debates acerca dessa nova forma de educação.   A priori, a educação domiciliar pode provocar a perda da socialização das crianças. A partir disso, segundo Emilly Durkheim sociólogo polonês, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar. Nesse segmento, a partir do momento em que a  criança passa a conviver e aprender apenas com seus pais, ela não entrará em contato com as diferenças sociais e passará a acreditar que existe apenas aquela realidade, ocorre-se assim um choque ao entrar em contato com o mundo real. Nesse sentido,são necessárias formas de contornar essa problemática.   Outrossim, é válido destacar que a falta de debates e palestras acerca da  educação domiciliar é outro fator a ser citado. Nesse contexto, países como Estados Unidos apresentam uma média de 1,5 milhão de crianças e adolescentes que estudam em suas casas, segundo o jornalista Gilberto Godoy. No entanto, o autor da pesquisa também relata que nos Estados Unidos ocorre todo um planejamento para adesão da prática, uma vez que muitos pais precisam abdicar da sua vida profissional para ensinar seus filhos.  Portanto,medidas são necessária para demonstrar quais são os benefícios, possíveis malefícios e quais são as necessidades da educação domiciliar.A partir disso,o Governo Federal em parceria do Ministério da Educação deve investir em palestras que visem propagar o que é a educação domiciliar,quais são as melhores formas de utilizá-la e também a importância das relações sociais para o crescimento pessoal das crianças. Pois assim, será possível cumprir o que está descrito na constituição.