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Enviada em: 17/05/2019

Por volta de 353 a.c., o filósofo Aristóteles aperfeiçoava a Academia Platônica por meio da introdução do conceito de interdisciplinaridade, definindo esse conjunto como "Liceu", que para ele representava o mais alto patamar de organização instrucional. Nesse sentido, é possível afirmar que a implantação do ensino domiciliar representaria uma enorme perda para a educação no Brasil, haja vista não somente o fator de enviesamento familiar, bem como o baixíssimo alcance dessa prática.  ---- Cabe ressaltar, a princípio, que o material do conteúdo apresentado à criança durante o processo educação em casa seria enviesado por um caráter unilateral de mundo, o que contribuiria para o afunilamento da criticidade do estudante em foco. A cerca disso, deve-se lembrar o conceito da Impossibilidade Plena do Exercício da Neutralidade Valorativa do sociólogo Max Weber, o qual diz que durante a recepção e transmissão de um conteúdo qualquer todo ser humano tende a distorcer o objeto de estudo devido as suas apropriações ideológicas. Dessa forma, sob a ótica weberiana, o curto nicho ideológico da família implicaria má formação do sujeito pensante ao passo que o doutrinaria inconscientemente por via das limitações humanas.   ----    Em segundo lugar, há de ser percebido que essa alternativa à educação tradicional não compreende a realidade da população brasileira. Prova disso é que pouco mais de 14% do contingente demográfico brasileiro possui ensino superior completo e somente 48% tem ensino médio completo, conforme aponta o senso 2015 do IBGE. Essa característica permite inferir que: se majoritariamente o brasileiro não tem capacitação formal adequada, tampouco ele poderia ter preparo suficiente para ensinar à outro alguém.  ----  Dessarte, para que ocorra o arrefecimento dos fatores contribuintes com as intempéries da educação brasileira, faz-se mister que o MEC, em parceria com ONGs, promova, antes da autorização do ensino domiciliar facultativo, a capacitação formal do brasileiro, focando na reestruturação ensino fundamental e médio, por meio do fornecimento de treinamento para os professores e da introdução de práticas didáticas que aumentem a troca de informação dentro da relação professor-aluno . Tais medidas têm como finalidade a concretização prática dos conceitos idealizados por Aristóteles.