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Enviada em: 19/05/2019

A educação domiciliar no Brasil, pode ser vista como uma opção viável, porém ainda é uma realidade de países desenvolvidos e de alguns que estão em desenvolvimento. Dessa forma, essa prática pode gerar alguns déficits nas crianças e jovens que irão fazer o uso da mesma, visto que elas não poderão ter contato com outras crianças da mesma faixa etária e não vão ter acesso a uma instituição educacional de verdade com profissionais mais capacitados. Vale ressaltar a princípio, que o convívio social, principalmente na infância e na adolescência, é muito importante, por questões de moldar a personalidade e ter outras visões sobre determinados assuntos. O filme “O menino do pijama listrado” mostra um pouco dessa educação domiciliar, que ocorre no meio da segunda guerra mundial, onde o jovem Bruno, um menino de 8 anos estuda com sua irmã de 12 anos sobre assuntos da história local mostrando somente um lado da história, o lado em que os judeus são vilões por trás daquilo tudo. Essa produção cinematográfica mostra, em comparativo, a realidade de jovens que são submetidos a tal educação, ele não conhece outros assuntos e não convive com pessoas que possuem o pensamento diferente. Outrossim, a vivência em um ambiente escolar faz muita diferença na aprendizagem desses jovens. Dessa forma, nesse âmbito eles podem ter acesso a profissionais mais capacitados e com pensamento mais crítico, na educação domiciliar, só há um profissional, que possui uma forma de ver a realidade e um saber mais limitado e repassa tais para seus aprendizes. Contudo, a educação vai além dos livros e assuntos, também é convívio social. Desse modo, o Ministério da Educação deve por meio das secretariais estaduais, realizar palestras e conferências com os profissionais da educação, sobre as formas de didática, permitindo assim uma melhor compreensão e aprendizado dos alunos.