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Enviada em: 27/05/2019

Segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar, estima-se que mais de três mil famílias sejam adeptas do chamado ensino domiciliar, também denominado "homeschooling". Essa prática tem crescido no mundo devido a diversos fatores, o que suscita diferentes opiniões de especialistas quanto às vantagens e às desvantagens dessa forma de aprendizagem.       Em 2019 foi aprovada o projeto de rei que regulamenta a prática da educação domiciliar, a qual fornece a família o direito de decidir como será o processo educativo de seus filho. Porém, alguns especialista alegam que a proposta contribui para agravar a desvalorização dos professores, ao transmitir a ideia de que educar é uma tarefa simples e de que os responsáveis estão preparados para ensinar as crianças apenas pelo fato de serem pais. Os seguidores dessa modalidade apontam como principais causas, para aderir esse tipo de educação, questões religiosas, econômicas, violência nas escolas e a dificuldade em integrar crianças com necessidades especiais.       A principal desvantagem do homeschooling é a falta de socialização, pois dificulta o contato da criança com as diferenças culturais e sociais presentes na sociedade, em especial, na escola. Outra ressalva é que o direito da criança à educação seja violado, já que não existe uma fiscalização efetiva o governo sobre essas famílias. Entretanto, para os adeptos a família, os amigos e, sobretudo, a internet são capazes de fornecer ao jovem esse contato. Além disso, o estudante adquire autonomia, recebe atenção individualizada, fica mais tempo com os pais e se utiliza de diferente formas de aprendizado.       É evidente, portanto, que o Governo deve investir mais na educação, a fim de melhorar as escolas e assim evite a evasão escolar e regulamente a educação domiciliar, com mecanismos efetivos de fiscalização, para evitar que o direito do adolescente seja violado. Os pais precisam avaliar se tem a disponibilidade de tempo e a capacidade de ensinar aos seus filhos o necessário para ser bem sucedido nas avaliações.