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Enviada em: 21/05/2019

Pelo desenvolvimento educacional      Segundo as ideias do filósofo alemão Immanuel Kant, "é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Nessa perspectiva, hodiernamente o ensino domiciliar em questão no Brasil está em evidência. Diante disso,  nessa modalidade educacional os pais podem ter maior controle dos conteúdos passados aos filhos, em contrapartida, a criança será privada de uma importante ferramenta de socialização.        Primeiramente, o grupo a favor desse modelo educacional, formado majoritariamente por pais, apresenta argumentos religiosos e até mesmo ideológicos - uma vez que alguns grupos políticos e uma parcela da população travam uma guerra ideológica imaginária - para justificar sua opinião.  Nessa ótica, alguns dos principais argumentos dos defensores dessa proposta são o beneficio que  o aluno tem pela proximidade com o educador e o controle da aprendizagem dos filhos. Ademais, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, o que comprometeria diretamente a qualidade do ensino domiciliar no Brasil.       Outrossim, Paulo Freire - educador e filósofo brasileiro - foi o mentor da educação para a consciência e defendia que o objetivo da escola é ensinar o aluno a "ler o mundo" para então poder transformá-lo. Dessa forma, é inquestionável a importância da escola para o desenvolvimento individual de uma visão crítica sobre o mundo, do contrário, pode-se desenvolver uma perspectiva limitada sobre assuntos altamente relevantes no contexto político social. Além disso, é nesse ambiente que a criança passa a ter acesso a um importante local de socialização, que estimula a interação e o desenvolvimento infantojuvenil.       É evidente, portanto, que o ensino domiciliar no Brasil deve ser discutido de forma profunda e com extrema responsabilidade. Isso posto, o Ministério da Educação deve analisar os prós e contras da propostas, junto à população, por meio de pesquisas de opinião aplicadas nas escolas, a fim de tomar uma decisão pautada na vontade popular. Dessarte, possibilitar-se-á o desenvolvimento educacional e o consequente aperfeiçoamento social, tal qual Kant afirmava.