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Enviada em: 22/05/2019

No filme “Capitão Fantástico”, é mostrada a história de uma família que vive em uma floresta isolada da civilização, os filhos aprendem diversas áreas do conhecimento, sabem mais até que quem estudava nas escolas tradicionais. No entanto, o mais velho, Bo, depois de tentar interagir com outras pessoas, questiona ao pai que exceto pelo o que estava nos livros ele não sabia nada, que era visto como uma aberração pelos outros. Essa obra cinematográfica mostra que o ensino domiciliar não é a melhor forma de educação, visto que prejudica a socialização do indivíduo e pode criar sociedades paralelas fundamentadas em princípios morais e religiosos.             Primeiramente, um dos principais problemas do ensino domiciliar é que a criança deixa de estabelecer vínculos além dos familiares e, por isso, não aprende a conviver com as diferenças dos outros e nem a respeitar o próximo. Nesse sentido, Jean Piaget, biólogo e psicólogo do século XX, afirma que a interação entre os colegas é essencial para o desenvolvimento moral, pois, por meio deles, compreende conceitos como reciprocidade, igualdade e justiça. Desse modo, a escola não só exerce importante papel no desenvolvimento intelectual, mas também é de extrema importância para a socialização do indivíduo, que aprende desde cedo a respeitar as diferenças dos outros.             Ademais, muitas das famílias que almejam a regulamentação do ensino domiciliar o fazem com o pretexto de preservar seus princípios morais e religiosos. O que prejudicial às crianças, pois se tornam jovens pouco críticos, visto que não tiveram contatos com realidades e pontos de vista diferentes do seu. Nessa perspectiva, o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha proibiu a educação domiciliar no país, sob a justificativa de que é justo interesse público contrariar a criação de sociedades paralelas com motivações religiosas ou ideológicas e promover a integração de minorias. Dessa maneira, não cabe à família isolar a criança dos demais e sim ensiná-las a lidar com as diferenças.             Sendo assim, para evitar que a socialização das crianças seja afetada pelo estudo domiciliar é preciso que os pais não sintam a necessidade ensinar seus filhos em casa. Para isso, as escolas públicas e particulares deverão realizar campanhas e reuniões, por meio de palestras e cartilhas, com os pais informando-lhes a importância da escola não só no quesito intelectual, mas também no quesito social, pois somente por meio dela os jovens aprendem a lidar com as diferenças. Assim, os pais entenderão a importância da escola no desenvolvimento dos seus filhos e não sentirão necessidade de educá-los exclusivamente em casa.