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Enviada em: 28/05/2019

´´Um país se faz com homens e livros´´. Essa máxima, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, explicita a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade e da nação.No Brasil, as escolas ainda são as principais instituições de transmissão de conhecimento e de valores para os jovens. Apesar disso, há quem apoie uma mudança nesse sistema tradicional de estudo,ao propor a alternativa do ´´homeschooling´´,que,embora tenha aspectos positivos, enfraquece a instituição da Escola e promove o isolamento social do jovem,demonstrando-se um retrocesso.       Vale ressaltar ,primeiramente, a importância notável da Escol como instituição social, a qual transmite valores e insere o jovem no convívio social desde cedo. A proposta do ´´homeschooling´´ se mostra, em contrapartida, uma forma de enfraquecê-la,uma vez que retira dos pais a obrigatoriedade de pôr os seus filhos nela, bem como é previsto por lei, fazendo com que perca a sua devida imprescindibilidade e seja,assim, mais negligenciada, seja pelo Estado ou pela sociedade, Nesse contexto, os defensores da alternativa educacional argumentam que a Escola, além de ineficiente, é um local onde predominam o preconceito e o ´´bullying´´,sem colocar em pauta, dessa forma, a função social e educadora da instituição, capaz de promover a ascensão social.       Paralelamente,o estudo em casa possui outro agravante que o torna inviável: o isolamento social desencadeado por ele.Nas salas de aula, os discentes,além de absorverem o conteúdo,estabelecem laços com outros alunos e se deparam diariamente com pessoas diferentes,seja pela raça,religião ou até mesmo condição social, que, ao contrário do defendido pelas pessoas do ´´homeschooling´´, promove a ideia de tolerância,considerando que o jovem convive com diferentes dele, e faz com que se desenvolva corretamente.Por fim, o estudo domiciliar ainda promove uma acomodação, já que o aluno não passa pelo mesmo sistema rígido de avaliação presente na escola, tão importante para que o aluno consiga ingressar numa universidade.             É inquestionável,portanto, que o ´´homeschooling´´ não é uma alternativa viável e, por isso, deve permanecer na ilegalidade. Para que os defensores da proposta passem a ver a escola com a sua devida importância,então,é mister que as próprias instituições escolares desenvolvam políticas de tolerância zero com práticas de ´´bullying´´,distribuindo cartazes no próprio ambiente escolar, os quais evidenciariam a política e incentivariam as vítimas a denunciarem, a fim de que as salas de aula se tornem ambientes salubres e confortáveis para todos.Concomitantemente, a mídia deve veicular reportagens que mostrem a imprescindibilidade da escola como instituição social desde séculos atrás.Feito isso, a ideia da educação domiciliar deixará de ser uma alternativa atrativa.