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Enviada em: 16/06/2019

Atualmente a educação domiciliar é motivo de diversas discussões no país. Enquanto de um lado o poder executivo deseja implantar o ensino caseiro - mesmo que ele ainda não esteja regulamentado - por considerar que as famílias têm direito de educar seus filhos em casa. Do outro lado, professores argumentam que esta prática é prejudicial para as crianças, pois não terão a mesma qualidade do ensino presencial, assim como para seus pais, que além de não serem capacitados para desempenhar tal atividade, estarão perdendo horas de trabalho, o que resultará na queda de renda da família. Ademais a ausência de regulamentação para esta modalidade de ensino específica por si só já é um equívoco.      Não há uma didática própria, nem estudos conclusivos sobre este modo de ensino - qual será a grade curricular, como o conteúdo será aplicado, de que maneira os alunos serão avaliados, quais pais estariam capacitados para realizar tal tarefa - para só depois ele ser validado e passível de utilização. É certo que a inexistência de um plano de ensino específico e regulamentado geram insegurança tanto para os pais quanto para os educadores.       A falta de competência dos pais para exercer esta tarefa será prejudicial às crianças, pois elas estarão limitadas a adquirir apenas o conhecimento da pessoa que os educa. Qual garantia os pais têm de que seus filhos estão adquirindo educação adequada e de qualidade igual a que é oferecida nas escolas, onde o conhecimento é transmitido por professores experientes e bem capacitados. Além do mais, os pais que  optarem por esta forma de educar estarão sujeitos a uma queda na renda familiar, uma vez que precisarão de tempo para dedicar ao ensino de seus filhos.      Portanto, não está garantido o direito à educação, assegurado pela Constituição Federal sem antes realizar estudos aprofundados a respeito dos riscos e benefícios deste modo de ensinar . Assim cabe aos membros do poder executivo, ministério da educação, professores, estudiosos, pais e alunos iniciarem os debates e chegarem a uma solução.