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Enviada em: 15/07/2019

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça repercutiu quanto a constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil, o que gerou grande debate nacional sobre sobre os prós e contras em relação à questão. É importante salientar que a precarização das escolas, devido as más gestões públicas, é o principal argumento usado pelos favoráveis  a questão. Entretanto, é mais apropriado, ao invés de demonizar, melhorar a educação nacional. Assim evitaria diversas questões a serem levantadas.        Primeiramente, é importante considerar que é nas escolas que as crianças são introduzidas na vida social, criando seus primeiros vínculos e relações interpessoais com pessoas que não são da própria família. Isso permite que eles tenham maior contato com diferentes tipos de indivíduos, proporcionando, assim, mais tolerância quanto a diversidade e opiniões diferentes na fase adulta. Além disso, na atual geração, denominada de Geração Z, onde a sociedade vem ficando cada vez mais individualista, essa medida pode, sobre tudo, desenvolver cidadãos cada vez mais intolerantes e egoístas.      Em uma segunda análise, o ensino domiciliar pode ''incentivar'' o governo a diminuir o investimento na educação, já que a medida ira reduzir o numero de crianças matriculadas nas escolas, consequentemente afetar a quantidade de funcionários, tanto os profissionais de ensino quando os de manutenção, acarretando uma educação mais fraca ainda para os alunos que continuaram sendo lecionadas em sala de aula. Ademais, convém lembrar que a criança deve ter o direito de escolha, visto que ela é a principal atingida nesse assunto.       Portanto, os pais favoráveis ao ensino domiciliar podem, e devem, participar diretamente na educação dos filhos, mesmo com o sistema atual. Para isso, o Ministério da Educação deve orientar as escolas a enviarem aos pais solicitantes um cronograma de conteúdos dados em sala de aula, assim os familiares podem lecionar em casa como forma de complemento as aulas na escola e não prejudicando o desenvolvimento do aluno.