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Enviada em: 16/07/2019

No romance "Dom Casmurro", do autor Machado de Assis, o personagem Bentinho é educado em casa por seu tutor José Dias. Fora da ficção, famílias brasileiras recentemente passaram a buscar métodos alternativos de educação para as crianças como a do romance, entre eles o homescholling-modalidade de ensino na qual os pais são os responsáveis por todos os processos de aprendizagem. Devido à grande discussão sobre a real eficiência de tal modalidade educacional, o ensino domiciliar tornou-se um assunto que diverge opiniões hodiernamente. Dessa forma, resta analisar tal tema como o fito de esclarecer a questão instaurada: o homescholling deve ser permitido ou proibido no Brasil?         De ínicio, nota-se que muitos acreditam que tendo as crianças em casa, será mais fácil a garantia de uma educação de qualidade, uma vez que toda a atenção seja dirigida exclusivamente a um ou poucos infantes. Além disso,a insegurança e a violência urbana instaurada na vida moderna contribui para a ascensão de estudantes não matriculados em escolas regulares já que muitas famílias julgam a casa como o ambiente mais seguro para os filhos. Ademais, outro aspecto que tange tal discussão é a possibilidade da autonomia familiar, que defende o maior controle sobre o conteúdo ao qual os jovens são expostos, principalmente nas esferas políticas e religiosas.         Por outro lado, observa-se que muitos veem a educação associada à convivência em sociedade e ao desenvolvimento da capacidade de lidar com a pluralidade de valores, sendo assim fundamental a existência de uma instituição especializada para tal função. Com efeito, com o advento da Revolução Industrial no século XVIII, observa-se de modo progressivo a inserção de homens e mulheres no mercado de trabalho, afetando de tal modo, o tempo disponível para a tutoria dos filhos na educação domiciliar. Além disso, cabe ressaltar que a prática do homescholling é elitista, restrita assim, a núcleos familiares financeiramente estáveis, não abrangendo portanto, a maior parte da população brasileira e seus problemas. De tal modo, a educação e suas referentes questões são de fundamental importância para o desenvolvimento individual e para o funcionamento pleno da nação. De acordo com o educador Paulo Freire, se a escola sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda.        Portanto, embora haja diferenças entre os posicionamentos mediante a matéria tratada, é evidente que a educação domiciliar não é algo que funcionará na realidade brasileira. Ainda que o sistema educacional no país enfrente inúmeros problemas, a evasão dos alunos não é a melhor solução de tal problemática, tendo em vista que nesse caso só haverá a transferência de uma obrigação que é do Estado para os cidadãos. Assim, se o país abriga um sistema educacional problemático, ineficiente e caótico, é necessária a busca por meios viáveis que dizimem tal realidade.