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Enviada em: 14/08/2019

"você é livre para fazer suas escolas, mas é refém das consequências". Essa frase do poeta Pablo Neruda é muito pertinente quando se coloca em questão o ensino domiciliar no Brasil. A falta de garantia de uma educação de qualidade e a falta de socialização são exemplos de problemas que podem se manifestar nesse cenário. Dessa maneira, medidas são necessárias para solucionar esses casos.             Em primeira análise, é fundamental lembrar que o projeto de lei do ensino domiciliar visa transferir a responsabilidade educacional integralmente aos pais, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento estudantil, uma vez que o aluno ficaria a mercê da disposição, disponibilidade e metodologia de seus responsáveis. Segundo a psicóloga Thais Morello, o fator mais preocupante  relacionado a essa concentração de responsabilidade é a possível falta de competência no ensino, visto que o projeto ainda não indicou obrigatoriedade de grade curricular, de carga horária e de didática. Por isso, deve-se criar meios para garantir o compromisso com a educação no âmbito domiciliar.                  Além disso, é importante destacar que biologicamente as crianças e os adolescentes estão em processo de desenvolvimento físico, emocional e intelectual e a  prática do "homeschooling" pode gerar a falta da interação social do aluno, influenciando negativamente nesse desenvolvimento. A exemplo disso tem-se o filme "Capitão fantástico" onde um pai decide tirar seus filhos da escola e decide ensina-los em uma floresta. Além do mais , segundo uma pesquisa realizada pela universidade de Oxford, na Inglaterra, os alunos com os melhores desempenhos são os que apresentam um maior número de atividades extracurriculares, em especial as que promovem a interação social.Portanto, fica evidente a importância de se promover a sociabilidade aos mais jovens.                   Dessa forma, entende-se que é primordial que o Governo Brasileiro garanta o compromisso dos pais em relação a formação educacional dos filhos, por meio da adição de uma clausula que defina uma grade curricular, bem como com a criação de  uma prova especial anual para medir o grau de aprendizado dos alunos de "homeschooling", para que mesmo de longe da escola eles possam ter uma educação de qualidade. De maneira análoga, urge que o Ministério Dos Direitos Humanos em pareceria com a mídia  informem a população acerca da importância da interação social no desenvolvimento do indivíduo, por meio de campanhas na internet, rádio e televisão, bem como com a criação de uma lei onde a permissão só é garantida mediante a condição de realização de praticas sociais para que, como alertado por Pablo Neruda, esses alunos não se tornem reféns das consequências.