Materiais:
Enviada em: 17/08/2019

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, é dever de todos os pais matricular crianças a partir de 4 anos na educação básica. Entretando, contrariando tal lei, tem crescido no país os debates acerca do ensino domiciliar, já que muitos responsáveis têm mostrado apreço por esse tipo de educação. No entanto, o ensino domiciliar pode ser prejudicial, visto que impacta diretamente na socialização da criança, bem como a qualidade de seu ensino, sendo necessário avaliar minuciosamente as possíveis consequências desse tipo de educação.  É importante pontuar de início que, segundo afirmou o filósofo Aristóteles, o homem é um animal político e, por isso, necessita conviver em sociedade para sua plena completude. Desse modo, a escola configura-se como um importante cenário para o desenvolvimento em sociedade, visto que é o círculo social que sucede o grupo familiar, sendo o primeiro a proporcionar o contato com indivíduos de diferentes costumes  e crenças, o que faz do ambiente escolar de extrema importância para aprender a conviver com as diferenças e praticar o respeito. Assim, a educação familiar mostra-se um entrave à socialização da criança, à medida que a convivência restrita ao grupo familiar pode deixá-la alheia as diferenças sociais existentes na sociedade.  Além disso, outra consequência da educação domiciliar é a defasagem em diversos conteúdos e consequente comprometimento educacional do indivíduo. Isso se deve ao fato de que os pais não possuem domínio de todas as disciplinas pertencentes ao currículo escolar visto que cursos de licenciaturas específicos a cada matéria são imprescindíveis para que a disciplina seja lecionada com aptidão. Como consequência disso está o possível comprometimento da qualidade do ensino recebido e posterior desvantagem na disputa em processos seletivos em relação àqueles que receberam uma educação  regular.   Frente ao exposto, fica evidente que a prática da educação domiciliar deve ser evitada no país. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, em pareceria com a mídia, promova e veicule nos principais meios de comunicação campanhas que conscientizam pais e responsáveis acerca da importância do ambiente escolar na formação social e educacional dos indivíduos, a fim de garantir que a prática do ensino domiciliar seja extinta no país e as crianças gozem de seus direitos ao convívio e à educação.