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Enviada em: 05/09/2019

No filme 'Extraordinário" é retratado a história de Auggie Pulman,garoto de 10 anos,que ,por possuir uma síndrome rara ,tem sua educação desenvolvida em casa com a tutoria de sua mãe.Ao relacionar o enredo apresentado na obra ficcional com o cenário brasileiro evidencia-se a difusão do ensino domiciliar entre as famílias brasileiras.Dessa forma,faz-se profícuo analisar a insatisfação social com a educação pública vigente como pilar da "Homeoschooling',destacando seus efeitos na socialização do indivíduo.     Convém ressaltar,em primeiro plano,que o problema advém em muito do descontentamento social com o deficitário e ineficiente sistema educacional brasileiro.Isso se verifica desde o período colonial,marcado pela desvalorização governamental com a educação nacional,a qual obtinha importância secundária.Na contemporaneidade,a precária infraestrutura escolar,a carência de materiais e professores competentes e a didática,ainda,conservadora reflete a permanência de estruturas histórias educacionais inconsistentes.Assim,muitas famílias consideram o ambiente escolar um risco para a integridade mental,moral e física da criança,aderindo ao ensino domiciliar como alternativa.   Outrossim,é valido mencionar que a adesão social ao "homeoschooling" constitui-se como um impasse para a socialização do indivíduo.Conforme Aristóteles  "o homem é um animal social". Nesse prisma,é notório a necessidade  humana de se relacionar com o seu semelhante,consigo mesmo e com o meio ambiente.Logo,o convívio escolar contribui para o desenvolvimento das potencialidades emocionais e coletivas  da criança,já que aprendem a lidar com conflitos,concorrências e pressões sociais.Desse modo,a falta de contato com o meio social,contribui para a formação de indivíduos introspectivos,individualistas e apáticos à realidade social.     Torna-se evidente,portanto,que o ensino domiciliar em questão no Brasil reflete a fragilidade da educação pública,destacando a necessidade de ações orquestradas para superar tal desafio.Para tanto, cabe ao Poder Legislativo em parceria com o Ministério da Educação, analisar através de conferências, projetos de leis que abordem a temática de maneira crítica, tendo em vista, maneiras de avaliar o aprendizado e a socialização da criança.Somente assim,será possível garantir o desenvolvimento intelectual harmonioso e pleno,de forma equânime, a todo cidadão brasileiro;distanciando da realidade excludente de Auggie.