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Enviada em: 17/09/2019

De acordo com o poeta Cazuza, " Eu vejo o futuro repetir o passado", o ensino domiciliar tornou-se um desafio no Brasil. Desde a Grécia Antiga, os métodos de ensino sofrem mudanças conforme a necessidade social, como por exemplo o modelo de ensino dos sofistas, uma vez que essa vicissitude ainda é uma realidade. De mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja devido ao acesso restrito à diversidade, ou em razão de direcionamento de ensino.         É indubitável que a educação domiciliar reduz o contato com outros indivíduos. Segundo o site G1, nos últimos cinco anos houve aumento de aproximadamente 900% na "Homeschooling". Se por um lado a escola garante o início da convivência em sociedade, por outro lado o ensino em domicílio pode dificultar o indivíduo a conhecer e aceitar a diversidade de pensamentos e opiniões, haja vista que a interação com os demais indivíduos resulta na troca de pensamentos o que, por sua vez é restrito na educação em domicílio.         Outrossim, para Confúcio, se queres conhecer o futuro, por sua vez é necessário estudar o passado. Analogamente no período da Grécia Antiga, o método de ensino dos sofistas foi extremamente criticado pela sociedade da época. Dessa forma, na atualidade, a educação domiciliar também gera questionamento na população sobre a eficiência , visto que os indivíduos tem adotado o modelo tradicional de ensino em escolas públicas ou privadas, contudo nos últimos anos a família tem optado pelo ensino domiciliar, pois é possível direcionar o conhecimento conforme a necessidade do indivíduo.         Portanto, para se garantir a eficiência do ensino em domicílio, é necessário que o MEC, em parceria com a família promova uma grade curricular, destinada para crianças e adolescentes, que contenha ensinamentos sobre o direito civil que é responsável pela garantia do respeito a diversidade. Ademais, cabe ao MEC, destinar recursos para a educação nas escolas públicas, haja vista que é necessário melhorar o ensino nas escolas, dado que é essencial que os pais se sinta seguros sobre a capacidade das escolas em atender a necessidade do indivíduo para então não se restringir somente ao ensino domiciliar.