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Enviada em: 02/09/2018

Os desafios do ensino técnico no Brasil         O ensino técnico é uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, voltado para alunos que irão cursar o ensino médio ou que já terminaram os estudos, tendo como objetivo a inserção no mercado de trabalho. Apesar disso, esse tipo de ensino ainda é um desafio, visto que não só a baixa procura dos jovens, mas também a falta de implementação do ensino de acordo com a região dificulta o desenvolvimento do ensino técnico no país.         No ano de 2014, segundo IBGE, 9% dos alunos estavam matriculados em tempo integral e 2,2% frequentavam cursos de qualificação profissional no país, confirmando a baixa procura por parte dos jovens do ensino técnico. Um fator que contribui para a baixa adesão do ensino técnico é a escolha pelo curso superior que ainda faz parte da cultura do nosso país, já que grande parte dos jovens e adultos acreditam que só é possível a inserção no mercado de trabalho, bem como uma melhor remuneração através do diploma superior, em 2014, 58,5% estavam na faculdade. Somado a isso, muitos jovens ainda se encontram fora das salas de aula devido a necessidade de buscar trabalho para que possam contribuir com a renda familiar. Algo que infelizmente perdura até os dias de hoje.        Além disso, a falta de implementação do ensino técnico de acordo com a região encontra barreiras devido a nossa burocrática legislação. Segundo a Constituição Federal de 1988, “é competência privativa da união legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional”. Dificultando assim, a criação de ensinos técnicos voltados para a realidade socioeconômica e cultural de cada estado e município. A falta de parcerias público privada também interfere na implementação das áreas de atuação, já que, quem detêm parte do poderio econômico e empregatício local são os empresários. Devendo estes fazerem parte do processo de criação e colaboração do ensino técnico.      O ensino técnico, portanto, ainda é um desafio. Sendo assim, o levanto de informações são necessárias para mostrar o impacto do ensino técnico na vida daqueles que fizeram essa escolha e sua inserção no mercado de trabalho. Com isso, o MEC, através de uma pesquisa por meio digital (e-mail), contendo os seguintes quesitos: nome, idade, residência, cidade onde fez o curso técnico, áreas ofertadas, tipo de curso realizado, impacto do curso na vida, inserção no mercado de trabalho, o curso contempla realidade local, quais cursos gostaria que fossem ofertados. Acrescenta-se ainda, a parceria local entre empresários e população para que juntos desenvolvam projetos de leis de iniciativa popular, contemplando a criação do ensino técnico de acordo com a realidade local. E assim possa ser levado ao congresso nacional, tornando-se lei em caso de aprovação.