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Enviada em: 02/09/2018

Desmitificando conceitos:o ensino técnico como provedor de desenvolvimento para o Brasil       O ensino técnico é uma modalidade de ensino voltada à capacitação para o trabalho, ou seja, a didática e a metodologia de ensino se pautam no desenvolvimento de habilidades centradas no “como fazer”.Assim, em pouco tempo, quando comparado a outras modalidades de ensino como a licenciatura e o bacharelado, por exemplo, torna o acadêmico apto para o desenvolvimento de suas funções. Embora capaz de aquecer o mercado de trabalho, ser ágil no processo formativo e alavancar a economia, o ensino técnico carece de maior demanda, haja vista ainda prevalecer a cultura e maior enaltecimento do ensino superior no país.       No Brasil, estudos apontam que apenas 10% dos jovens entre 15 e 17 anos recebe educação profissional. Contudo, em países com alto grau de desenvolvimento como o Japão, por exemplo, estes mesmos percentuais chegam a atingir em média os 70%. Percebe-se, portanto, a necessidade de maior envolvimento do público jovem para com esta modalidade de ensino. De certo, a consequência da baixa demanda se firma nas questões familiares e culturais que imprimem o conceito e a supervalorização do ensino superior no ideário juvenil.       Indubitavelmente, o ensino superior possui sim sua importância, porém, o ensino profissional, em menor período, é capaz de gerar maior inserção no mercado de trabalho, assim como maiores rendimentos quando comparados a algumas formações como economia e jornalismo, por exemplo. Rafael Lucchesi, diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), destaca que a compreensão dos processos do como fazer inerentes a essa forma de ensino são ainda capazes de gerarem maior conhecimento e autonomia nos jovens a fim de reconhecerem, de fato, qual caminho profissional seguir.       Em suma, reforça-se a importância do ensino técnico para o Brasil, considerando sua capacidade de geração de progresso nos campos educacional e econômico, ainda que esta compreensão não seja tão clara no ideário de grande parte da população. Assim, para estimular a demanda por esta modalidade de ensino, seria útil a reformulação da matriz curricular do ensino fundamental pelo Ministério da Educação, implantando disciplinas que estimulassem o conhecimento dos alunos, desde cedo, acerca do mercado de trabalho e o cenário da inserção do profissional técnico no futuro, ampliando o leque de opções que fossem além dos conceitos triviais e comuns ligados unicamente a importância do ensino superior. Dessa forma, tabus seriam quebrados,novas profissões ganhariam destaque, o mercado seria aquecido e o desenvolvimento do país alavancado.