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Enviada em: 18/10/2018

O século XVIII ficou conhecido como "Século das Luzes", devido a consolidação da iluminismo, corrente de pensamento que valoriza a razão e acredita na educação como um direito universal. Nesse sentido, no Brasil, o processo para socializar essa garantia foi iniciada com a república e ainda não atingiu seu objetivo integralmente. Visto que, o ensino técnico enfrenta desafios para a sua implementação, dado o insuficiente número de vagas disponíveis , apesar de seu potencial impacto em reduzir a desigualdade de renda existente no país.       É indubitável a existência de imbróglios que afastam o Brasil de um status quo favorável em relação a qualificação profissional. De acordo com Clement Attlee, político inglês: "A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias". Assim, em consonância com os pensamentos do citado, Estado e sociedade devem agir para democratizar o acesso ao ensino técnico, a fim de garantir o direito de uma vida digna a todos os cidadãos. Já que, o número insuficiente de vagas para essa modalidade educativa, faz com que muitas vezes o ingresso seja condicionado por provas, o que segrega a parcela da população mais carente e necessita de serviço.       Diante de elencado, é evidente que as contradições econômicas existentes no país  podem ser atenuadas pelos impactos positivos de ensino técnico. Haja vista, o modelo produtivo hegemônico na atualidade - Toyotismo - que influencia o mercado de trabalho em preferir e remunerar melhor o trabalhador de acordo com seu grau de qualificação profissional. Nesse seguimento, a ampliação de instrução técnica é capaz de preparar o indivíduo, de forma que ele seja apto para garantir a subsistência de sua família, evitando que os jovem precisem evadir o sistema escolar para complementar a renda familiar. Dessa forma, é possível dar fim ao "ciclo da pobreza", que contribui para a concentração de renda atual.       Em conclusão, o ensino técnico é positivo por auxiliar na superação da desigualdade de renda na nação, no entanto, desafios precisam ser superados, como o número insuficiente de vagas. Portanto, o Governo Federal, por meio de um direcionamento de verbas para o Ministério da Educação e uma parceria com a mídia, deve ampliar o número de vagas em instituições técnicas, em consonância com a criação temporária de cotas para atender a população de baixa renda - enquanto o serviço não é universalizado - e a veiculação de propagandas na TV, que incentivem a qualificação profissional, a fim de tornar o país economicamente mais igualitário a longo prazo, além do uso das novas tecnologias nessas instituições, ilustrando: exibição de palestras ministradas por especialistas e referentes ao tema, disponíveis na internet. Dessa forma, o Brasil irá conseguir se aproximar do ideal iluminista.