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Enviada em: 19/08/2019

A constituição federal de 1988 garante a todos os indivíduos, sem distinção o direito a educação e ao bem estar social. No entanto, ao observar a questão dos impactos do ensino técnico no Brasil verifica se que estes direitos são constatados apenas na teoria e não desejavelmente na pratica,uma vez que a problemática esta intrinsecamente ligada a realidade do país. Nesse sentido, o despreparo do Poder Público e a falta de articulação dos municípios despertam como desafios a serem superados para fazer-se realidade oque diz a constituição federal de 1988.    Primeiramente, é indubitável que o despreparo do Poder Público é um dos grandes problemas da restruturação do ensino técnico nas escolas, haja vista que os poucos recursos destinados a manutenção das instituições técnicas afeta a disponibilidade de vagas e consequentemente maior evasão nas escolas, fenômeno esse que lamentavelmente tendo a piorar. Desse modo, de acordo com o portal G1, nos últimos dez anos houve uma diminuição de investimentos do governo na iniciativa técnica cientifica, paralelamente as instituições de ensino estimam abandono escolar em 25% dos  estados, fato preocupante se projetado á longo prazo. Consequente, e inevitável que sem projetos governamentais, os problemas de estruturação e evasão tende a crescer.      Outrossim, é evidente que a desarticulação das prefeituras corrobora para maiores dificuldades do ensino técnico na vida dos brasileiros,principalmente dos mais jovens,visto que a falta de projetos do setor público em parcerias com o privado desestimula o indivíduo a priorizar o ensino técnico, já que as baixas oportunidades de desenvolvimento no mercado de trabalho e a negligência de incentivo as prefeituras e municípios intercalam problemas de investimentos. Assim, os poucos programas de qualificação nas escolas e em centros de apoio das prefeituras criam barreiras para melhor aproveitamento do ensino técnico que á longo prazo tende á piorar muito pela crescente demanda de indivíduos e principalmente pela baixa manutenção e criação de centros técnicos.     Torna-se claro, portanto, que para a sociedade brasileira ser mais articulada a um ´´corpo biológico´´, é necessário que o Poder Público crie fundo de investimentos com prioridade para evitar-se maior evasão escolar,a fim de á longo prazo estabilizar o ensino técnico e disponibilização de maiores investimentos. Ademais, é dever das prefeituras conciliar recursos do setor público com o privado para proporcionar programas nas escolas técnicas de maior qualificação . Assim, espera-se maiores oportunidades de emprego e que se torne realidade o que diz a constituição de 88.