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Enviada em: 04/08/2017

Dinamismo tecnológico    O ensino técnico é um curso que busca capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em variadas atividades do setor produtivo. No Brasil, embora ainda seja pouco priorizado, vem demonstrando relativo aumento, a exemplo do programa PRONATEC. Entretanto, os desafios encontrados se sobrepõem atualmente aos impactos positivos desse tipo de educação, destacando-se dentre eles a falta de maiores investimentos governamentais e a evasão escolar.    É indubitável que a educação tecnológica representa uma porta para um futuro de profissionais altamente qualificados, mas que encontra muitos desafios. Analogamente, percebem-se como as mudanças no novo ensino médio e a inserção de programas técnicos servem como uma boa base para o aumento da produtividade escolar e futuramente da economia, porém, há uma brecha que rompe com a harmonia proposta pelo filósofo, uma vez que, os investimentos ainda são baixos e encontram-se estacionados desde 2011, segundo dados da Secretaria de Educação Profissional. Desse modo, nota-se a necessidade de uma maior atenção e melhor gestão desse tipo de ensino, de forma que se ampliem seus impactos positivos.    Outrossim, destaca-se a evasão escolar como impulsionador do desafios da capacitância tecnológica. Segundo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de uma sociedade agir e pensar. Nesse contexto, nota-se como o crescente desinteresse escolar dos jovens constitui um fato social e que se mostra como um empecilho ao sucesso da implantação do ensino técnico nas escolas, pois não há retorno já que grande parte dos alunos não comparece às aulas ou se inscrevem nos cursos. Assim, evidencia-se a necessidade de tomar o conteúdo didático mais atrativo como forma de combate à problemática.    Entende-se, portanto, que embora os impactos positivos das escolas técnicas sejam muitos, ainda existem diversos desafios que se sobrepõem a eles. Para mudar este cenário, é preciso que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação invista mais recursos nas escolas tecnológicas, implantando plataformas online, trabalhos pedagógicos específicos para alunos com maior dificuldade, além de aplicar campanhas de abrangência nacional que motive os estudantes a buscar um ensino técnico, para aprimorar a qualificação profissional, com depoimentos de pessoas que tiveram uma educação tecnológica e hoje se encontram bem estruturados. Dessa forma, com essas ações, esse fato social será minimizado.