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Enviada em: 06/10/2017

O desenvolvimento de um país está diretamente relacionado com a educação e especialização da sua população para atender às necessidades geradas pelo processo de crescimento. No Brasil, após um período de crescimento econômico e investimentos na educação um novo desafio está posto: incentivar a preparação de técnicos de nível médio visando conter a evasão escolar e reduzir os índices de marginalidade. A história da educação no Brasil inicia no período colonial na chegada dos colonizadores e prossegue com a criação das Casas de Fundição e Moeda, durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, onde era necessário uma mão de obra especializada e, por consequência, um ensino especializado. Posteriormente, durante a Era Vargas e o processo de industrialização do país, o ensino técnico passou a ser considerado como ensino médio, através da chamada Reforma Capanema, em 1941. O governo Juscelino Kubitscheck para atingir o plano de metas incentivou a formação de técnicos para atender às demandas das indústrias. Na década de 80 quando deixou de ser obrigatório o ensino médio/técnico os jovens, principalmente os mais pobres que não poderiam cursar uma faculdade, sem a perspectiva de uma formação deixaram de ter incentivo para a conclusão do ensino médio e isso aumentou os índices de evasão escolar. Com isso, apesar de existirem vagas de emprego, especialistas de Recursos Humanos entrevistados na mídia alegam que as vagas não são ocupadas por falta de especialização. A realidade econômico-social, cultural e a concorrência por vagas exclui das oportunidades aqueles com menos condições e mais necessidades básicas. A consequência disso é o aumento dos índices de marginalização, criminalidade e violência.  Diante disso, cabe ao Governo Federal, através dos Ministérios da Educação e Cultura e Indústria e Comércio) em parceria com as entidades sociais autonômas (SEBRAE, SENAC), e privadas (Federação das Indústrias) abrindo mais vagas nos cursos técnicos e oportunidades na indústria e comércio para formação efetiva de novos profissionais.