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Enviada em: 22/09/2019

Famosa personagem criada por Maurício de Souza, Magali é conhecida nos desenhos por sua gula insaciável. Entre almoços e jantares, os "lanchinhos" são constantes, pois Magali não consegue suportar a fome. Embora os quadrinhos sejam uma obra da ficcção, os personagens da "Turma da Mònica" representam veridicamente os comportamentos sociais  no que tange a obesidade no Brasil. Uma vez que o estilo de vida moderno influencia os maus hábitos alimentares, o sobrepeso torna-se uma realidade na vida do indivíduo que, consequentemente, sofre preconceitos sustendados por esteriótipos.      Cabe pontuar que a rotina contemporânea corrobora para o desenvolvimento da obesidade. Isso ocorre porque o interesse mercadológico de empresas alimentícias influenciam, por meio de propagandas e promoções, o consumo rotinero de comidas industrializadas. Nesse viés, os chamados "fast-foods" tornam-se aliados na rotina corrida e cansativa do trabalhador, que no regresso ao lar dispõnhe-se  de pratos congelados e entregas rápidas por aplicativos de celular, como "Uber Eats", por exemplo. Dessa maneira, a praticidade dos  alimentos processados cultivam hábitos não saudáveis que praticados a longo prazo, tendem a desenvolver a obesidade .    Consequentemente, o indivíduo sofre preconceito. Visto que a industria da moda impõe padrões estéticos a serem seguidos, o cidadão fora do padrão sofre com a discriminação. Émile Durkheim, sociológo do século XIX, classificou essa relação como coercitiva, ou seja, ações padronizadas pela sociedade que são moralmente aceitas. Entretanto, o indivíduo que foge do padrão pré-determinado é julgado socialmente. Assim, a "ditadura da beleza" corrobora para diversos preconceitos, como a gordofobia, que impede a superação do sobrepeso no Brasil.    Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que o Ministério da Saúde amplie a fiscalização e a punição de propagandas alimentícias persuasivas que estimulam o consumo constante de industrializados, por meio  da supervisão do CONAR ( Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) a fim de motivar a conciliação dos hábitos saudáveis e da rotina moderna na sociedade brasileira. Também é importante que o Ministério Público desenvolva campanhas publicitárias, divulgadas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, para descontruir preconceitos pautados em estigmas, através da valorização da variedade física dos indivíduos. Somente assim, o sobrepeso e a "gordofobia" ficarão nos quadrinhos.