Esporte e cidadania na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na Grécia Antiga , as olimpíadas possuíam grande importância , pois tinha um caráter religioso , politico e esportivo . Entretanto , somente os homens livres podiam participar dos jogos , estrangeiros , mulheres e escravos eram proibidos de participar de competições. Atualmente, esporte na sociedade brasileira  é um direto de todos , no entanto a cidadania e a falta de acesso é um fato preocupante a ser discutido . 
       No futebol brasileiro , um goleiro pertencente do clube do Santos foi alvo de criticas racistas, chamado de macaco e entre outros apelidos, pelos os torcedores do time rival  . Com esse dado , é evidente que na sociedade brasileira ainda existe o julgamento que apenas pessoas de pele branca ou vinda de boas famílias são merecedoras de um cargo dentro do esporte físico . Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (inep) , advertiu que apenas 26,8% das escolas publicas possuem quadras esportivas , esse dado comprova que nas áreas mais carentes ,o incentivo ao esporte é uma estatística muito baixa.
      Ademais , Ananda Rodrigues , coordenadora de esporte e cidadania ressaltou , que o objetivo não é transformar ninguém em atleta e sim dar cidadania . O esporte pode ser compreendido pelos os jovens como um caminho alternativo para não cair no mundo do crime e também como  ter incentivo em querer ganhar e superar obstáculos tanto no esporte como na vida . Além de fazer muito bem a saúde ,o esporte ajuda muitas pessoas a se recuperar de traumas psicológicos .
       Portanto , medidas são necessárias para combater esse impasse . O Ministério do Esporte deverá exigir que todas escolas públicas tenham quadras esportivas em áreas abertas e também um projeto dinâmico para incentivar os jovens participarem cada vez mais . Além disso , o Ministério do desenvolvimento social terá que elaborar programas que levem o esporte para as comunidades e consequentemente eles consigam se enxergarem como cidadães de um só país .