Envie sua redação para correção
    O esporte sempre esteve presente nas sociedades de todo o mundo em qualquer tempo, na Sociedade Grega por exemplo,ele servia de instrumento para a junção dos diferentes povos,todos ali participavam direta ou indiretamente no exercício do papel de cidadão. Tal qual o Brasil,que nos últimos anos vem sediando e promovendo eventos relacionados ao esporte.Dessa forma,observa-se um estímulo do esporte como ferramenta de promoção da cidadania,embora o governo não oferece uma boa credibilidade. 
      Em primeira análise,é importante observar que o esporte é um mecanismo de mobilidade,ascensão e inclusão por meio da profissionalização. Conforme T.H.Marshall,em "Cidadania e classe social",de 1950,diz: consiste na extensão dos direitos civis e sociais à toda população de uma nação.Ademais,o esporte trás identidade,dignidade e igualdade para todos( como os Jogos Paralímpicos),servindo também para o bem-estar e lazer de quem o pratica. 
     Todavia,a indiferença à questão esportiva leva à consolidação da desigualdade social,política e econômica brasileira,visto que é intenso o preconceito cultural,já que muitos não enxergam o esporte como profissão. A falta de investimento em tal ramo por parte do governo,tem como consequência a pouca infraestrutura,fazendo com que ocorra uma desmotivação para a prática dos esportes. 
        Em resumo,é fato que a sociedade brasileira possui um potencial para o esporte,mas ao mesmo tempo enfrenta pesados obstáculos para sua concretização. Portanto, é necessário campanhas midiáticas governamentais para o incentivo à práticas esportivas,além disso,um estímulo fiscal à empresas que patrocinarem projetos esportivos e maior redirecionamento de verbas para o Ministério do Esporte. De tal modo que faça do esporte um degrau para a inclusão de todos