Envie sua redação para correção
    Os jogos Olímpicos, iniciados na Grécia Antiga, tinham como o bjetivo a integração e harmonia social. Entretanto, no sidas hodiernos, nota-se entraves para que o esporte seja um meio para garantir o exercício da cidadania, como a faltad e incentivo governamental e a discriminação. Assim, necessário se torna analisar tal situação sob viés crítico, afim de propor soluções eficazes.
      Em primeira instância, é válido ressaltar que a negligência Estatal em não investir no setor esportivo nas escolas e nos municípios arava o problema. É importnate pontuar, que de acordo com dados do Intituto Nacional de Estudos e Pesquisa, a majoritária parte das instituições públicas de ensino não possuem quadra esportiva, o que reitera a gravidade da situação. Assim, é necessário refletir acerca do papel do esporte em integrar a sociedade e combater a violência, tal como a importância dada à esta informação.
      Ainda na esteira desse pensamento, é de suma importância pontuar que o esporte é uma relevante ferramenta da promoção da igualdade. Contudo, a falta de infraestrutura destinada a modalidades menos populares, tal como o parco suporte oferecido aos deficientes fisícos, têm agravado a discriminação. Com isso, é necessário salientar acerca do pensmento de Sócrates, o qual afirmara acerca da importância de não apenas viver, mas sim viver bem, o que reforça a relevância do uso do esporte para promover a igualdade e bem-estar social.
     Urge, pois, que medidas públicas sejam tomadas, a fim de solucionar o problema em questão. Necesário se torna que o Ministério da Fazenda promova o aumento das verbas destinadas ao esporte e lazer do município, por intermédio de um projeto de lei, que vise a construção de mais quadras poliesportivas em escolas públicas e também em praças municipais. Cabe ainda, à ONGs, estimulares o uso do esporte como ferramenta inclusiva, por meio de visitas trimestrais de atletas paraolímpicos e esportistas que, através do esporte tiveram uma nova oportunidade na vida, para que os alunos inspirem-se a ecercer a cidadania mediante a prática esportiva.