Envie sua redação para correção
    A obra cinematográfica "Um Sonho Possível", de 2009, relata a história de Michael Oher, um adolescente que vive em lares adotivos após ser abandonado por sua mãe usuária de drogas. Marcado por traumas em sua infância, Michael não consegue encaixar-se na escola e sofre preconceitos diversos. Entretanto, ao ser acolhido pela família Tuohy, que acredita e investe em seu potencial, o adolescente contorna os obstáculos de sua vida por meio dos esportes, tornando-se um dos melhores jogadores de seu time. Concomitante a isso, no Brasil, é crescente o número de jovens que vivem em situações inóspitas e buscam no esporte a possibilidade de melhoria de vida. Nessa perspectiva, tal cenário deve ser analisado e aprimorado para que uma sociedade integrada seja alcançada. 
          É relevante abordar, primeiramente, de acordo com a Constituição Federal de 1988, quanto ao dever do Estado em promover a criação de práticas desportivas formais e não formais visando o incentivo ao lazer como forma de promoção social, sobretudo entre jovens carentes, auxiliando-os na prevenção e no combate às drogas, à violência e a exclusão as quais são submetidos. Contudo, essa ainda não é uma realidade assegurada a todos e o resultado desse contraste pode ser refletido no cenário atual. Segundo dados divulgados pela Globo, após a extinção do Ministério do Esporte, as verbas que seriam direcionadas a criação e manutenção de centros esportivos podem ser desviadas a outros fins, acarretando em prejuízos funcionais aos espaços atuantes. 
          Faz-se mister, ainda, salientar as demais adversidades que atrapalham ou impedem o ingresso de jovens no âmbito esportivo, como a escassez de locais apropriados para a prática em bairros e regiões empobrecidas e em escolas públicas, que não contam com a presença de quadras e equipamentos básicos ou iniciativas governamentais que viabilizam a execução desportiva. No entanto, de acordo com Nelson Mandela: " Devemos promover a coragem onde há medo, o acordo onde existe conflito e inspirar a esperança onde há desespero", assim, tais mazelas devem ser superadas. 
    
          Infere-se, portanto, que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que as entidades governamentais direcionem verbas necessárias para a preservação e manutenção dos centros esportivos encarregados pelo acolhimento e integração dos jovens. Ademais, os órgãos privados devem ser encorajados a investir na criação e otimização de locais destinados a prática de esportes e ao ingresso de profissionais qualificados para orientação dos adolescentes. Dessa forma, o Brasil pode alcançar uma sociedade integrada.