Esporte e cidadania na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    No filme "Rocky: Um lutador", o protagonista tem sua vida de proletariado transformada após vencer uma luta de boxe contra um campeão invicto. Já fora das telas, o esporte continua sendo um agente reformador na sociedade brasileira e agregando positivamente na cidadania. Sendo assim, alguns benefícios dessa prática são: evitar problemas cardiovasculares e melhorar o desempenho estudantil.
      De acordo com a Constituição de 1988, o cidadão brasileiro tem direito ao acesso á saúde e ao esporte. Dessa forma, observa-se que ambos estão intrinsecamente ligados, haja vista que uma rotina repleta de atividades físicas contribui para prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de gordura de alta densidade no sangue. Portanto, quando o Governo investe em esportes, indiretamente também está investindo em saúde.
      Outrossim, a prática esportiva tende a melhorar o desempenho estudantil. Entretanto, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apenas 26,8% das escolas públicas de ensino fundamental possuem quadra de esporte. Por conseguinte, medidas devem ser tomadas a fim de garantir um melhor aprendizado para os alunos da rede pública.
      Entende-se, destarte, que o esporte atua de maneira proveitosa no Brasil. Com o escopo de ampliar esses benefícios, urge que a mídia retrate os males do sedentarismo -com ênfase nos problemas cardiovasculares- por meio de cenas dramatizadas nas novelas, bem como por notícias trágicas de vítimas nos jornais da televisão aberta. Além disso, para melhorar o aprendizado dos alunos, o Governo deve, não só canalizar verbas para construção de quadras em escolas que não possuem, como também capacitar profissionais para incentivar os estudantes a fazerem bom uso delas. Desta forma, surgirá um cenário propício para aumentar o número de casos como o do filme "Rocky: Um lutador" e os agentes seguirão os ensinamentos da frase da dialética de Heráclito de Éfeso: Nada é permanente, salvo a mudança.