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Enviada em: 21/08/2019

Programas que condicionam cidadania       Ralph Ellison, em seu livro "Homem Invisível", retrata o drama de um jovem negro no início do século XX pela busca da sua cidadania. O Brasil possui muitos casos de pessoas marginalizadas na sociedade,  principalmente negros de baixa renda, fato que representa um problema de cunho não apenas social, mas cultural. No entanto, políticas vem sendo aplicadas com o intuito de reverter esse quadro por meio do esporte e, lentamente, tornar a nação brasileira um lugar mais justo para todos.       É inegável que a desigualdade social está entre as causas da problemática do acesso à cidadania no país. Conforme os princípios Rousseaunianos, todos os homens são bons em sua natureza, principalmente se seus direitos forem reconhecidos. De modo análogo, o uso do esporte para permitir a inserção social em um país como o Brasil é muito conveniente e prático. Nesse sentido, políticas como a "Esporte e Cidadania", do Ministério do Esporte, contribuem para a disseminação da cultura esportiva em zonas pouco privilegiadas das metrópoles, igualando o acesso às práticas desportivas por todos.       No entanto, alguns problemas precisam ser superados para a efetividade de tais projetos a nível nacional. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), apenas 27% das escolas públicas brasileiras possuem quadra de esportes. Desse modo, a condição das infraestruturas devem ser reavaliadas, a fim de que se possa haver uma abrangência na disseminação do projeto esportivo integrador a todos.        Infere-se, portanto, que a aquisição da cidadania no Brasil pelo desporto é um cenário já em andamento em certas regiões, mas que pode ser ampliado a nível nacional. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com as Secretárias de Esporte Regionais de cada estado, promover a disseminação de projetos como o "Esporte e Cidadania" para cada uma das principais metrópoles brasileiras, com o objetivo de integrar mais jovens do país a um cenário de inserção na sociedade e reconhecimento de seus direitos. Além disso, as Secretarias de Educação de cada município devem pressionar o Governo local e Regional para a disponibilização de verbas para a construção de ambientes de prática desportiva em cada instituição de ensino, com intenção de permitir, assim, um maior reconhecimento dos jovens às práticas desportivas no seu país e, consequentemente, contribuindo para a aquisição da sua cidadania. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um cenário diferente daquele enfrentado pela personagem de Ralph Ellison.