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Enviada em: 22/08/2019

A prática esportiva juvenil gera melhores cidadãos.         O filme "Para sempre vencedor" conta a história de um jovem que após ter sido preso desenvolveu muitas habilidades pró-sociais ao participar de um time de rúgbi. Desse modo, se percebe que através do esporte é possível ensinar qualidades a quem o pratica, tornando-o um melhor cidadão.        Seja coletivo como o vôlei e o futebol, ou individual como a natação e as artes marciais, o esporte impulsiona de forma lúdica o desenvolvimento de muitas qualidades. Algumas delas são: o trabalho em equipe, a disciplina, o respeito a si mesmo e ao outro, a perseverança, a autoconfiança, o acolhimento dos próprios erros e acertos, a assertividade, a resiliência. Essas habilidades são indispensáveis para a construção de uma sociedade formada por adultos bem-sucedidos, solidários e com uma inteligência emocional elevada, ao mesmo tempo que incentiva os jovens a ficarem longe da criminalidade. Além disso, os esportes aumentam a qualidade de vida e a prevenção de muitas enfermidades.         No Brasil, o acesso ao esporte acontece por três vias principais: pela escola, pelas escolinhas de treinos e por centros esportivos geridos pelo Estado. A primeira, pública ou particular, prevê que os alunos possam ter contato com diversos esportes. Contudo, por falta de recursos, os professores promovem a diversão e a inclusão de crianças através de jogos e brincadeiras mais simplificados que os esportes. A segunda, geralmente particular, busca atrair e formar jovens talentos para o país do futebol. Aqui, uma minoria pode ascender socialmente, como temos em nossa história os jogadores Pelé e Neymar. Nesse sentido, é importante que haja o incentivo às crianças de permanecerem estudando até o nível superior, visto que a carreira como jogador de futebol tem prazo de validade. A terceira forma se dá através dos centros esportivos, que, através de uma infraestrutura mais adequada com quadras esportivas, piscinas, materiais esportivos, professores e competições locais com prêmios atrativos, promovem uma maior inclusão social. Esse espaço também é aberto à população permitindo que adultos e idosos possam ter uma melhoria em sua qualidade de vida. Nesse contexto também é comum que haja em pequenas praças ou parques a presença de academias ao ar livre.              Como se viu, as escolas que possuem o maior contingente juvenil, muitas vezes não possuem a mínima infraestrutura para a prática esportiva. Nesse sentido, as prefeituras poderiam investir em centros esportivos setoriais, que atendam cada bairro e as escolas ali presentes. Assim, as escolas poderiam dividir os horários e no contraturno os centros esportivos poderiam oferecer atividades à comunidade, bem como abrir as portas para adultos e idosos. Dessa forma a prática esportiva estaria construindo constantemente cidadãos melhores e uma comunidade local mais fortalecida.