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Enviada em: 26/08/2019

No Brasil do século XIX ,o esporte era uma prática que excluía as camadas menos favorecidas e os negros através de proibições do acesso desses a clubes de treinamento e competições. Atualmente, o país adere às práticas esportivas como forma de inclusão e garante paralelamente o desenvolvimento de aspectos relacionados à cidadania.       A participação brasileira nos jogos paraolímpicos e parapan -americanos demonstram essa mudança de visão do esporte brasileiro. Nesse sentido, muitos que estavam à margem da sociedade adquirem a oportunidade de desenvolver suas capacidades físicas, cognitivas e intelectuais e participam ativamente do meio em que estão inseridos ao buscar  seus direitos e cumprir deveres.Ainda assim, são capazes de servir de exemplo para que os outros que estão na mesma situação conquistem o mesmo.       Além disso, a associação do esporte com outras atividades como as escolares e artísticas contribuem para que os jovens desenvolvam sua cidadania.Pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisa econômica aplicada ( IPEA), em 2018, revelou que 23% dos jovens no Brasil não estudam nem trabalham e que essa porcentagem está relacionada com a população mais carente.Dessa maneira, a inserção desse público em projetos sociais que associem atividades esportivas  com a escola permitirá que esses indivíduos se tornem atuantes na sociedade.       Portanto, o esporte e o desenvolvimento da cidadania permanecem hoje associados e devem ser ampliados. Os governos estaduais,através de recursos destinados pelo federal, devem criar e ampliar projetos com infraestrutura que associem esporte, educação e cultura a exemplo do "esporte e cidadania" do Rio de Janeiro. Ademais,as pessoas podem contribuir através da destinação do imposto de renda para projetos desenvolvidos nessa área. Assim, o país se distanciará cada vez mais da política esportiva elitista do século XIX e avançará cada vez mais para à adesão de um esporte mais " cidadão".