Envie sua redação para correção
    Na série brasileira Brilhante FC, uma das protagonistas que não possuía  amigas passa a ter por conta do futebol que proporcionou o sentimento de cidadania a ela. Nesse sentido, observa-se que o esporte e a cidadania estão interligados. Contudo, no Brasil, o esporte tem sido esquecido pelos brasileiros, consequentemente, o sentimento de cidadania também se torna vago na mente do povo. Dessa forma, é necessário analisar a problemática abordada para solucioná-la.
            Em primeiro lugar, é válido pontuar que o brasileiro, em sua grande maioria, não possui mais o interesse no esporte. Afinal, o  advento da internet trouxe um vício constante nos celulares, isso mantém o povo brasileiro muito ocupado para não praticarem o esporte. Tal fato preocupante faz com que a sensação de cidadania não seja mais desenvolvido. Paralelamente Brasil, na Grécia antiga, o esporte era uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento tanto da cidadania do indivíduo, quanto da sociologia. Diante disso, percebe-se que, infelizmente, a maioria da sociedade do Brasil, em comparação com a Grécia, não possuem tais valores tão desenvolvidos. Logo, é necessário desenvolver tais valores e o esporte concomitantemente.
               Além disso, a falta de espaços destinados aos esportes nas escolas alavanca o esquecimento dos jovens sobre as atividades esportivas. A esse respeito, dados estatísticos do IBOPE afirmam a máxima anterior, que mais de 27% das escolas públicas não possuem  quadras ou ginásios esportivos. Como consequência, os jovens poderão ter problemas para se socializar e garantir a sua cidadania por falta de lugares voltados ao esporte nas escolas. Desse modo, é inaceitável que as escolas não possuam lugares especialmente voltados para a prática esportiva.
              Portanto,  urge  a  necessidade  de  solucionar  o  problema.  Para tanto, o Ministério do Esporte, deve,  por meio  de  competições  de  corrida, mini campeonatos de futebol  e basquetebol,  incentivar  o público brasileiro a se interessarem pelo esporte, tais competições  marcadas  nas  redes sociais  e realizadas ao ar livres com premiações  em  dinheiro  aos  competidores,  para que  a  sociedade  brasileira  veja  no  esporte uma oportunidade  realizável  de  ganhar dinheiro   e  que  o  esporte  aumente  o sentimento  de  cidadania  no  povo  brasileiro   com  o  na  série  Brilhante FC.