Materiais:
Enviada em: 19/05/2017

A educação é a base de uma sociedade e por esse motivo o ensino básico é obrigatório no Brasil. Entretanto, segundo dados do IBGE há 1,3 milhão de jovens em idade escolar que abandonaram as salas de aula o que demonstra severas consequências para o desenvolvimento do país. Com efeito, um diálogo entre a sociedade e o Estado sobre o combate a evasão escolar é medida que se impõe.   Em primeiro plano, é necessário compreender que as causas da problemática tem raízes na desigualdade presente no território nacional, uma vez que a maioria daqueles que estão fora do âmbito escolar pertence a camada mais carente da sociedade. A exemplo disso, os motivos que levam os alunos tanto do ensino fundamental como ensino médio a saírem da escola estão relacionados à gravidez precoce, necessidade de trabalho e  grandes distâncias entre casa e colégio. Dessa forma, observa-se que essa parcela da população constitui mão-de-obra barata, sem qualificação e afastada do usufruto de direito conquistado, educação.   Por outro lado, a falta de uma infraestrutura educacional moderna que intensifique o interesse dos alunos em permanecer nas classes corroboram para manutenção do impasse. De modo que, as aulas monótonas sem o uso das tecnologias, sem a real aplicação no cotidiano, sem a interação entre estudantes e professores para atender as especificidades de cada um trouxe para as escolas caráter somente obrigatório. Logo, nota-se a ineficiência do aprendizado e a instrução perde a função social.    Faz-se necessário, portanto, que os indivíduos e o Poder público cooperem para erradicar a evasão escolar. Cabe aos cidadãos incentivar os estudantes a permanecer nas instituições escolares, por meio de debates nas mídias sociais capazes de encontrar medidas de auxilio as gestantes, trabalhadores e ampliação de transportes escolares. E ao Ministério Público compete reformular a formação dos professores para que estes possam inserir no processo de aprendizagem as inovações tecnológicas e dinâmicas. Assim, aumentar o interesse dos discentes.