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Enviada em: 20/05/2017

No decorrer dos anos, nota-se grandes índices de crianças e adolescentes que desistem dos estudos. De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) a evasão escolar ocorre principalmente entre jovens de 15 a 17 anos e compondo 40,3% nos índices de desistência . Nessa perspectiva, pode-se analisar que a problemática persiste por condições socioeconômicos e individuais.    No poema: "O bicho", onde Manuel Bandeira critica a desigualdade social comparando o ser humano como um bicho, mostra-se hoje evidente acerca de determinadas classes sociais, como às de média e baixa. Indubitavelmente, a necessidade de trabalho é um aspecto que impulsiona respectivos grupos à largar a escola, tendo em vista que se torna imprescindível o usufruto de recursos vitais, como: moradia e alimentação. desse modo, torna-se pertinente a ação do governo em relação ao assunto que atinge o percentual de 27,1%  segundo o ministério da educação.   Outrossim, a falta de interesse tem se tornado comum nas escolas, e consequentemente contribuindo nos altos índices de evasão escolar. De acordo a pesquisa de opinião realizada pela Fundação Lemann, 37 de 100 alunos afirmam que o excesso de conteúdo e falta de participação dificulta na motivação e aprendizagem. Nesse sentido, percebe-se a inadequação estrutural da metodologia de ensino e explicita mais um porquê da problemática existir.    Portanto, faz-se necessária a atuação do poder legislativo em criar novos projetos a pessoas de classe baixa média, como: bolsa estudo, visando garantir componentes essenciais como materiais escolares.  Além disso, mostra-se importante a atuação do Ministério da Educação em atualizar os métodos de ensino, implementando recursos tecnológicos em seu âmbito por criarem plataformas digitais e aplicativos de ajuda para cada específica disciplina, envolvendo-os assim ao que lhe é atrativo. Assim, traria a verdadeira essência as frases de Benjamin Franklin ao escrever: "Diz-me e vou esquecer. Ensina-me e vou lembrar. Envolve-me e vou aprender".