Materiais:
Enviada em: 28/05/2017

É notório que, a evasão  escolar na realidade Brasileira perdura  ao longo dos anos. isso se evidência, não só pela inexistência de interesse dos alunos mas também, pela necessidade de trabalho e renda. portanto, começa  com faltas esporádicas.depois, semanais, e por conseguinte o afastamento total.  Mormente, a  evasão escolar tem vários  motivos ligados a contexto diversos. Ademais, a falta  de interesse é um dos fatores precursor  do abandono escolar. segundo ''FGV'' fundação Getúlio Vargas, 40,3% dos jovens entre 15 e 17 anos, alegaram desistir do ano letivo por falta de foco, excesso de conteúdo, e  ausência de contextualização. Isso levam os alunos a se limitarem a ouvir palestras e, quando muito, anotam o que foi escritos na lousa. Ainda por cima saem sem assimilar o conteúdo. como disse Rousseau: "Só se é curioso  na proporção de quanto se é instruído''.    Somado a isso, muitos jovens acabam assumindo a posição de chefe da casa. Já que precisam trabalhar para contribuir para o sustento da família.   A saber, pesquisas feitas pela FGV, 27,1% dos jovens entram no mercado de trabalho cedo demais. como resultado, a vida escolar acaba sendo sacrificada. É preciso, considerar  também que, os quais  permanecem na escola muitas vezes conciliam os estudos como o trabalho. De certo, afetando seu rendimento escolar devido ao cansaço.'' É um milagre que a curiosidade sobreviva à educação formal" Einstein.   Destarte, justamente por ser consequência  de vários fatores, a evasão escolar não pode ser evitada por ações pontuais. Todavia, os educadores precisam mapear os alunos  com dificuldades e possivelmente desmotivados. a fim de trabalhar em cima dos bloqueios. somado  a isso,  as escolas precisam, introduzir o ensino hibrido,  ofertando aulas onlines   não só para  alunos que trabalham e estudam,  mas também, para  aqueles que não assimilou o conteúdo. Inquestionavelmente, intercalar  aulas online e offline é um fator positivo para manter os alunos motivados. enfim,vivemos em constante mudança, e a didática precisa acompanha-la.