É notório que, a evasão escolar na realidade Brasileira perdura ao longo dos anos. isso se evidência, não só pela inexistência de interesse dos alunos mas também, pela necessidade de trabalho e renda. portanto, começa com faltas esporádicas.depois, semanais, e por conseguinte o afastamento total. Mormente, a evasão escolar tem vários motivos ligados a contexto diversos. Ademais, a falta de interesse é um dos fatores precursor do abandono escolar. segundo ''FGV'' fundação Getúlio Vargas, 40,3% dos jovens entre 15 e 17 anos, alegaram desistir do ano letivo por falta de foco, excesso de conteúdo, e ausência de contextualização. Isso levam os alunos a se limitarem a ouvir palestras e, quando muito, anotam o que foi escritos na lousa. Ainda por cima saem sem assimilar o conteúdo. como disse Rousseau: "Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído''. Somado a isso, muitos jovens acabam assumindo a posição de chefe da casa. Já que precisam trabalhar para contribuir para o sustento da família. A saber, pesquisas feitas pela FGV, 27,1% dos jovens entram no mercado de trabalho cedo demais. como resultado, a vida escolar acaba sendo sacrificada. É preciso, considerar também que, os quais permanecem na escola muitas vezes conciliam os estudos como o trabalho. De certo, afetando seu rendimento escolar devido ao cansaço.'' É um milagre que a curiosidade sobreviva à educação formal" Einstein. Destarte, justamente por ser consequência de vários fatores, a evasão escolar não pode ser evitada por ações pontuais. Todavia, os educadores precisam mapear os alunos com dificuldades e possivelmente desmotivados. a fim de trabalhar em cima dos bloqueios. somado a isso, as escolas precisam, introduzir o ensino hibrido, ofertando aulas onlines não só para alunos que trabalham e estudam, mas também, para aqueles que não assimilou o conteúdo. Inquestionavelmente, intercalar aulas online e offline é um fator positivo para manter os alunos motivados. enfim,vivemos em constante mudança, e a didática precisa acompanha-la.