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Enviada em: 04/06/2017

Um dos dilemas que vêm abrangendo a atual sociedade brasileira é a evasão escolar. Esse empecilho acarreta em diversos fatores que não contribuem para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Entre eles, o turno de algumas aulas e a falta de estrutura das escolas contribuem diretamente para que esse número de desinteresse aumente.     Visto isso, o Censo Escolar mostrou uma pesquisa onde expõe que um terço dos estudantes brasileiros(2,9 milhões) frequentam a escola no período noturno, o que não é uma boa situação para a educação, já que durante a noite a carga horária é menor e os jovens saem com um déficit no conhecimento, além disso, a falta de qualificação e de interesse dos professores que ficam responsáveis em repassar os assuntos, nesse período da noite, é pequena, causando uma grande desvantagem para os alunos.    Entretanto, o problema não está somente nesses fatos, a falta de estrutura dos colégios também causa um certo desconforto para os estudantes, o desestímulo aumenta com a escassez de bons livros, de bons professores e de salas e bibliotecas estruturadas para receber o quantitativo de alunos. Além disso, segundo dados da Pnad 40% dos jovens saem da escola por falta de interesse, o que se torna o principal motivo para a evasão hoje em dia, e não o trabalho juvenil que é o que a maioria da população pensa.     Portando, medidas são necessárias para resolver o impasse, com uma melhor seleção curricular de professores para o período noturno feita pelos responsáveis das instituições, e com o  início das aulas em horário mais propicios, também com uma presença mais ativa do MEC com relação a estrutura das escolas, buscando sempre livros atualizados e em bons estados e com a implantação de novas tecnologias para ajudar no desempenho do aluno. Assim, poderá ser possível a reinserção dos estudantes aos colégios.