Materiais:
Enviada em: 24/05/2017

Atualmente, percebe-se que com o decorrer dos anos, houve um aumento significativo de abandono escolar por parte das crianças e adolescentes no Brasil. Infelizmente, essa realidade esta, intimamente, relacionada a um sistema de ensino arcaico, o qual impede a persistência delas na escola. Coligado a isso, nota-se também que essa evasão esta ligada a uma exploração infantil, pois muitos adolescentes ingressão precocemente no mundo do trabalho em decorrência da condição social. Mesmo com todas as mudanças do mundo em todas as áreas de avanço humano, era de se esperar que a metodologia do ensino também acompanha-se esse desenvolvimento, no entanto, percebe-se que a educação brasileira não evolui e seus métodos não caem em desuso. Isso é notado, pois a metodologia criada em 1980 ainda é a mesma dos dias atuais. Essa abordagem pragmática e antiquada não desperta o interessa das crianças e jovens e fomenta a evasão desses do ambiente escolar. Esta realidade brasileira se deve a um despreparo  educacional, fruto de uma secundarização governamental que negar uma reformulação nos métodos de ensino.   Além da negligência do governo que não prioriza a metodologia da educação, outro fator que corrobora para essa evasão escolar é o ingresso precoce das crianças e adolescentes  no mundo do trabalho. Por mais que exista programas sociais que primem assegura-las percebe-se que a exploração infantil ainda persiste na contemporaneidade. Essa situação pode ser presenciada no Piauí, já que ele é o estado com maiores índices de trabalho infantil do País, segundo o IBGE, 753.064 mil crianças e adolescentes vivem nestas situações. E esse quadro só se estabelece  devido também a inoperância do Estado. Isso vai de encontro a Constituição Brasileira pois, no artigo 5º consta que é dever do governo proporcionar   educação de qualidade para todos. Portanto, para que diminua a evasão escolar é necessária uma reformulação desses métodos de ensino, na elaboração de um projeto pedagógico, com o intuito de incentivar a permanência  dos alunos na escola; Além de implementar uma educação transformadora proposta pelo pelo pedagogo Paulo Freire,nas instituições de ensino, fornecidos pelo governo. Aprimorar os programas sociais  já existentes e aumentar a verba destinados a eles, afim de suprir as necessidades dessas minorias, também disponibilizados pelo Estado.