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Enviada em: 04/06/2017

Evasão escolar consiste no abandono do aluno, que mesmo matriculado na escola, deixa de frequentar a sala de aula. A saída desses estudantes nas variadas faixas etárias pode prejudicar o nível de aprendizado e a inserção no mercado de trabalho. No Brasil, mecanismos com o objetivo de combater o problema são criados, por exemplo, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, fundada em 1999. Entretanto, a evasão escolar ainda é, certamente um obstáculo e deve ser superado.           A desigualdade social interfere no acesso de crianças e adolescentes na escola. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE, pessoas vindas de famílias com renda familiar per capita de até um quarto de salário mínimo têm uma frequência escolar menor do que aqueles que possuem renda per capita superior a dois salários mínimos. A insuficiência econômica dificulta a compra de materiais, uniformes e até o pagamento por acompanhamento psicológico e médico quando necessário, impedindo a inclusão do aluno nas instituições de ensino.            Ademais, o preconceito e a discriminação também são fatores de exclusão. Segundo o Informe Brasil - Gênero e educação, publicado em 2011, o preconceito ainda se manifesta nas escolas de maneiras implícita e explícita, o que pode afetar o desempenho dos alunos, desestimulando-os a estudar e consequentemente, abandonando os estudos. Tal fato, faz com que milhares de crianças e jovens se sintam inferiores e necessitem de tratamento futuramente para se recuperar de possíveis traumas.             Sendo assim, para que o problema atenue-se, medidas precisam ser tomadas. O Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação devem proporcionar maior número de escolas públicas, para que todos tenham acesso ao ensino. As escolas e professores têm de ampliar a relação entre professor e família, por meio de visitas domiciliares e reuniões nas escolas, a fim de se que conheça a realidade de cada um e atitudes eficazes sejam tomadas, além de disponibilizar atendimento psicopedagógico para todos os alunos. O sistema educacional deve se adequar a realidade social brasileira.