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Enviada em: 04/06/2017

A afirmação do pedagogo brasileiro, Paulo Freire, de que "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", alerta para a grave problemática da evasão escolar. Nessa apreensão, analisa-se que a falta de metodologia inovadora por parte das escolas vem desestimulando o alunado a estudar e a realidade social em que vivem acarreta certamente uma falta de interesse pela busca do conhecimento. É notável o crescimento que a educação brasileira apresentou nos últimos anos, porém a falta de incentivos do governo, como também a precarização da remuneração dos profissionais da área vem ocasionando uma desmotivação das escolas no melhoramento do aprendizado. Tendo em vista que, a formas utilizadas para ministrar as aulas continuam monótonas e desinteressante o que levará uma falta de empatia e posteriormente abandono da sala de aula. É pertinente reconhecer que, a situação social que muitos estudantes presenciam não os motivam a entenderem que o meio disponibilizado para mudarem de vida é o ensino, alem disso a família na maioria dos casos possuem um estrutura precarizada tendo portanto necessidade que os filhos ajudem na renda trabalhando. Isso gera um amadurecimento para vida operária e evasão da escola pois são condicionados a acreditarem que o trabalho e não o conhecimento proverá o seu sustento. Diante do exposto é necessário que a escola se torne mais integrada com os seus alunos, desenvolvendo estrategias de aprendizado mais eficientes como por exemplo, teatro, musica, atividades em laboratórios, viagens educativas e palestras motivadoras com pedagogos experiente no assunto. Ao mesmo tempo o Ministério da Educação deve buscar melhorias na infraestrutura como salas mais confortáveis, remuneração do corpo docente e no acervo de livros disponibilizados para o programa.