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Enviada em: 08/06/2017

No dia 13 de maio de 1888,chegou ao fim do processo abolicionista no Brasil.Os ex-escravos foram abandonados a própria sorte,sem nenhuma assistência do governo,com isso muitos tiveram que trabalhar em subempregos.O preconceito e a discriminação e a ideia permanente de que negros só servia para  o trabalho,deixaram sequelas desde a abolição da escravatura até os dias atuais.  De acordo com o IBGE(instituto brasileiro de geografia e estatística),há 1,3 milhão de jovens que deixaram a escola.Entre essa maioria,estão os negros de renda baixa,que necessita largar os estudos para ajudar sua família.Ocasionando um ciclo vicioso,pois o mesmo pai desse jovem, também precisou parar seus estudos.Certamente se torna quase impossível essa família sair da zona de pobreza   Ademais,a falta de alimentação adequada de muitos alunos,isto é,sem alimento em casa,algumas crianças só vão a escola devido a merenda que é distribuída,na ausência desta,infelizmente a sala de aula fica vazia.Além disso a distancia da escola para casa também se torna um problema para muitos estudantes,principalmente em se tratando de zona rural ou bairros afastados da capital.   Em consequência,as instituições de ensino público,não conseguem oferecer um nível alto de ensino,colocando assim os jovens em uma concorrência desleal. Há de se considerar que as cotas surgiram para corrigir injustiças históricas,provocadas pela escravidão na sociedade Brasileira.Um dos efeitos desse passado escravocrata é o fato  de negro é índio terem menos oportunidade ao ensino superior ou médio. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.As politicas de combate a fome,pobreza e promoção da segurança alimentar,precisam ser analisadas como parte de um projeto alternativo de desenvolvimento,que tenha como o eixo central um crescente processo de inclusão social.As instituições do governo como PNAE e MEC  . Tem a necessidade de formar novas escolas e incluir essas famílias na sociedade de forma igualitária.