O defasado modelo educacional brasileiro Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de um milhão de jovens entre 15 e 17 anos abandonam o colégio. Isso exemplifica o grande problema de evasão escolar no Brasil e a falha geral do país em manter os colegiais atraídos ao meio de ensino. Por conseguinte, os adolescentes terminam tendo seu futuro comprometido e sua inserção no mercado de trabalho dificultada devido à falta de aptidão técnica. O afastamento acadêmico não tem como motivador apenas um fato isolado, mas sim um conjunto de condições que culminam na retirada dos estudantes. Só para ilustrar, a situação social desses alunos. Sendo muitos deles pobres, de certo irão tentar simultaneamente trabalhar e estudar, fato que geralmente desenvolve uma sobrecarga que consequentemente culmina na desmotivação a progredirem no seu processo de educação. Além disso, tem-se como outra dificuldade o modelo engessado do professorado brasileiro que promove aulas sem participação induzindo o lecionando a um estado de passividade que muitas vezes leva ao desinteresse. Também podem ser citadas a péssima estrutura da maioria das escolas públicas com bibliotecas desatualizadas e salas superlotadas como razões a essa problemática. Ademais, a falta de valorização e incentivo à qualificação dos professores também contribui para essa intempérie. Com péssima remuneração e sem incentivo à desenvolvimento profissional, muitos lecionadores acabam por se limitar a apenas transmitir conteúdo aos educandos sem a preocupação se estes estão absorvendo o que lhes é passado. Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse, sendo assim, cabe ao Governo Federal criar leis que visem incrementação monetária para com os professores além de projetos que incentivem a qualificação destes. Ainda cabe à escola evoluir seu processo de ensino, por exemplo fazendo o uso do método híbrido que visa alternar entre períodos de estudo com aparelhos tecnológicos e períodos sem, além de promover um acompanhamento individual em alunos com indícios de evasão. Demais é necessária uma cobrança popular para que as mídias sociais veiculem pautas educativas que podem vir a instigar o interesse dos jovens. Assim, poder-se-á mudar o Brasil no sentido pedagógico no intuito de manter esses jovens estudando para que seus futuros não sejam prejudicados.