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Enviada em: 13/06/2017

A evasão escolar, situação em que alunos abandonam a escola por motivos distintos, representa uma realidade brasileira que tem sido destaque nos debates. Tendo em vista que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família previsto na Constituição Brasileira de 1988, percebe-se que há uma falha no sistema uma vez que é grande o número de crianças brasileiras fora do âmbito escolar. Nesse sentido, o deficitário sistema educacional brasileiro e as desigualdades sociais e a baixa renda das famílias são fatores determinantes para a evasão escolar de crianças e adolescentes.        Tanto o ensino fundamental quanto o médio no Brasil possuem uma metodologia artificial e mecânica a qual resulta em pouca eficiência e gera falta de interesse por parte dos estudantes. O sistema educacional brasileiro apresenta uma falta de uma didática adequada por parte dos professores, além da ausência de contextualização aproximada da realidade dos jovens. Desse modo, muitos alunos apresentam dificuldades as quais não são sanadas e, consequentemente, desistem dos estudos uma vez que ficam desmotivados. Nesse viés, percebe-se que o próprio sistema contribui para o aumento dos casos de evasão escolar.        Além disso, é importante ressaltar que a situação social de muitas famílias brasileiras reflete na educação de crianças e adolescentes. Ao passo que a maioria dos pais trabalham a maior parte do tempo e não têm tempo para acompanhar os filhos no que diz respeito ao desenvolvimento escolar desses. Paralelo a isso, existe uma notória realidade de jovens que se veem obrigados a largarem os estudos para trabalhar com o intuito de contribuir com a renda familiar, posto que é difícil conciliar ambas atividades. Nessa perspectiva, depreende-se que a desigualdade social, ao impedir que a escola seja tratada como prioridade, influencia diretamente de modo negativo a garantia do direito previsto na Constituição.        Por tudo isso, é possível constatar a necessidade da adoção de medidas que procurem sanar o problema. Para tanto, é imperativo que escolas em parceria com ONG's ofereçam aulas de reforço gratuitas para alunos com dificuldades e baixo rendimento escolar a fim de provocar maior interesse por parte dos estudantes., Faz-se necessário, ainda, que o Ministério da Educação promova uma reforma do ensino tendo como foco a mudança no que diz respeito à metodologia para tornar o ensino interessante com o objetivo de proporcionar aos jovens a condição de estudar como prioridade.