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Enviada em: 14/06/2017

No século passado, o advento da 3° Revolução Industrial caracterizou-se pela necessidade de mão-de-obra, antes especializada e mecanizada, qualificada fazendo com que a educação ocupe um lugar de destaque. No entanto, pode-se afirmar que essa não é uma realidade brasileira, tendo em vista o elevado índice de evasão escolar.     Relacionada à desistência dos alunos em completar os estudos, percebe-se que o descaso das autoridades é um fator importante. Nesse sentido, os estudantes estão submetidos não só à carência de segurança, alimento, infraestrutura e acessibilidade adequadas, laboratórios e bibliotecas, mas também à greves. Com isso, tem-se como resultado desmotivação dos mesmos em se manter nas escolas.        Somado a isso, convém apontar que a falência do sistema educacional é fundamental nesse processo, uma vez que a sociedade evoluiu, mas o ensino não acompanhou. Além deles serem vistos apenas como números também têm todo o seu futuro sucesso profissional igualado a notas. Assim, a produção de conhecimento não passa de reprodução de matéria sem construção do senso crítico o que os impossibilita de reconhecer o real valor e prazer da aprendizagem.        Tal problemática, portanto, necessita de medidas a fim de ser solucionada. Segundo Immanuel Kant "O homem é aquilo que a educação faz dele". Dessa forma, é essencial que o Ministério da educação elabore novas estratégias, com auxílio da opinião pública para as escolas a fim de torná-las mais atrativas para os jovens. Ademais, os professores, em conjunto com a família, poderiam incentivar os discentes por meio de atividades interativas para um maior aproveitamento.