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Enviada em: 18/06/2017

A evasão escola no período da adolescência evidencia que há na realidade brasileira uma falha ou abandono de três pilares componentes na formação do indivíduo; a família, a escola e o poder estatal.A ausência desses fatores afeta a inserção do jovem à sociedade.  A atuação familiar tem um grande peso na decisão do jovem em largar os estudos, sendo na maior parte dos casos motivada pela necessidade de complementar a  arrecadação mensal da família, o que segundo dados do IBGE é mais ocorrente entre os jovens de baixa renda.A pesquisa do instituto brasileiro também faz um paralelo do poder de consumo com a escolaridade levantando que a renda média per capita dos estudantes que largam os estudos é menos da metade de um salário mínimo.  Contudo, outro fator determinante é a própria escola que devido à falhas estruturais, como um sistema educacional excludente e a falta de uma boa relação do corpo docente com o discente, acaba criando uma barreira no aprendizado e um distanciamento que leva o adolescente a não se interessar pelo estudo e cria uma imagem hostil da escola.   O poder do estado ao se posicionar distante das duas outras esferas permite que haja uma interrupção no canal de formação do jovem cidadão, e gera a manutenção do status quo ao inviabilizar a mobilidade social que uma educação de qualidade pode oferecer, sendo a baixa escolaridade muitas vezes acompanhada de uma inserção precária ao mercado de trabalho.  O abandono gerado por falhas basais na sociedade criam a perspectiva de desvalorização do ensino, que apenas a ação dos três núcleos pode reverter; a família cabe priorizar e incentivar o ensino, seja cobrando desempenho e mostrando interesse na vida escolar do jovem; a escola por meio de reuniões e programas culturais pode restabelecer a ponte entre o aluno e o conhecimento, e o papel do poder público é viabilizar, com programas como bolsa família, a permanência e fiscalizar interferindo na administração escolar e em casos mais graves com o conselho tutelar caso falte apoio familiar.