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Enviada em: 28/06/2017

O acesso a educação e um direito básico e de extrema relevância para a formação do indivíduo, sem qualquer distinção quanto cidadão. Entretanto, apesar de assegurado em lei, a dificuldade e encontrada por uma parcela da sociedade , dando ênfase às crianças e jovens com deficiências ou com mobilidade reduzida, acaba por limitar a concretização dessa lei. Nesse sentido, a politica de educação inclusiva no brasil configura um grave avanço. Devemos, contudo, analisar de forma crítica a sua aplicação prática, bem como seu dialógo com o atual sistema de ensino. Em primeiro lugar, e preciso falar daquilo que é apontado pelos responsáveis como um dos maiores abstáculos emcontrados: a falta de acessibilidade. isso engloba desde escassez estrutural até de profissionais capacitados e preparados para lidar com as necessidade dessas crianças. Essa situação, aliada à cobrança idevida de taxas extras, feita por muitos estabelecimento, causa revolta e impotência nos responsáveis, como foi mostrada em reportagem exibida no começo de 2016 pelo fantástico. Por esse motivo, a LBI tem tamanha importância: busca sanar os problemas de livre acesso, visando à sua igualdade e permanência previstas na constituição. Contudo a questão da deficiência não é o único problema, uma vez segundo dados do IPEA, o Brasil concentra mais de 10% de todos os homicídios do mundo, o que corrobora para essa discrepância no número de assassinatos e a falta de investimento adequado na educação, tais como falta de articulação no ensino, são uns dos aspectos que vem causando a evasão escolar, tirando precosimente crianças e jovens da sala de aula. Fica evidente portanto a necessidade de uma educação de qualidade, só assim diminuirá a exclusão escolar e o número de violência, pois quanto mais tempo a criança passa na sala de aula diminue o vunarebilidade dela ser assassinada. portanto para que a política de educação inclusiva se configure torna se necessário levar em consideração sua aplicação.Fica claro que é fundamental repensar, por meio de mobilização dos mais diversos setores da sociedade, e especial das famílias em parceria com o estado a forma de educar para incluir. Outra ação por parte deste, deve ser a garantia de estabelecimentos bem equipados e preparados na rede publícas, assim como a criação de associações, e fornecimento de incentivos e subsídios para as instituições privadas. Por fim , é preciso por parte das escolas, investir na contratação de profissionais qualificados. Assim, caminharemos para uma sociedade mais justa, na qual direitos não são tratados como favores.