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Enviada em: 26/06/2017

O Brasil enfrenta um grande dilema no que se refere ao cumprimento satisfatório das diretrizes voltadas ao aperfeiçoamento de seu ensino educacional básico.    Em primeiro lugar, a falta de apoio técnico-financeiro do Estado e a ausência de mecanismos de controle sobre o desempenho do aluno na escola o torna desmotivado a aprender, o que provoca o seu abandono da vida escolar antes mesmo de concluir o Ensino Médio.      A semelhante realidade soma-se o fato de que a maioria dos estudantes que não concluem o Ensino Médio o fazem por necessidade de ajudar os pais no sustento da casa; outros, influenciados pelo ambiente em que vivem, acabam sendo levados ao mundo das drogas e do crime, desperdiçando suas vidas sem qualquer oportunidade de ascensão profissional.      Esse comportamento do aluno corrobora a precariedade educacional no Brasil: falta de professores qualificados, verba estatal insuficiente para atender às demandas escolares, metodologias de ensino ultrapassadas e incompatíveis com as situações da vida cotidiana etc., são alguns dos fatores que necessitam de correção por parte de autoridades governamentais.   Nesse sentido, é de primordial importância o estabelecimento de programas voltados ao controle e aprimoramento do desempenho escolar, mediante a colaboração conjunta de profissionais da educação de setores variados, de modo a criar, nas escolas, um ambiente comunitário onde o aluno se sinta parte, atendendo às suas necessidades corporais, intelectuais, emocionais e espirituais, ou seja, um espaço de convívio integral que eduque o estudante a não somente ascender profissionalmente, mas também a ser cidadão pleno.