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Enviada em: 02/07/2017

Segundo a terceira lei Newton, toda ação tem uma reação e essa teoria pode ser relacionada com a realidade brasileira, que tem como consequência, dentre diversas, a baixa frequência ao colégio. A escassez de investimentos e incentivos na área de ensino acaba por causar pouco interesse dos alunos. Alienação e falta de apoio familiar, são apenas algumas das causas do aumento da evasão escolar.     O antigo filósofo Rousseau dizia que a educação  poderia mudar o panorama da sociedade, porém o aprendizado deveria ser trabalhado de acordo com as particularidades de cada fase da vida. Apesar disso, atualmente, os estudantes recebem, constantemente, uma enxurrada de conteúdos pré-estabelecidos, sem possibilidade de debates. Isso gera uma alienação, pois não desperta a  reflexão sobre a realidade.     Ademais, existe também o pouco apoio familiar. Quando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes se encontram presentes na trajetória escolar a evasão diminui muito. Porém devido a realidade de muitas pessoas de baixa renda é comum, muitas vezes, a falta de estímulo para que seus filhos  estudem e acabam por obrigá-los a trabalharem cedo para garantir a sobrevivência familiar.     É importante, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para incentivar o aumento da frequência nos colégios. Cabe ao Ministério da Educação propor uma reforma nos assuntos dos colégios, para que dessa forma o ensino se torne igualitário. Assim como, as famílias devem se mostrar presentes e, logo, zelar pela educação das crianças e dos adolescentes. Dessa forma, com a ação conjunta desses agentes o ensino poderá ser mais valorizado.