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Enviada em: 26/06/2017

Escola Dinâmica     A Idade Média, chamada de período das trevas, é denominada dessa maneira devido a influência da religião na sociedade da época. Talvez, hoje, também seja um momento obscuro, mas pela presença de outro fator: a evasão escolar. Essa problemática tem como causa o ensino inadequado a realidade dos jovens, fazendo, assim, com que eles procurem suprir suas necessidades de outras maneiras.     Primeiramente, é preciso considerar a heterogeneidade dos estudantes brasileiros. O sociólogo Émile Durkheim já dizia que o fato social é responsável por impôr aos indivíduos as condições sociais, ou seja, as circunstâncias em que o aluno vive determinam, muitas vezes, as suas atitudes. Diante disso, compreende-se o porquê das maiores taxas de evasão escolar estar em regiões de baixa renda, uma vez que muitos jovens abandonam a escola para trabalhar e ajudar no sustento da família.     Em virtude disso, percebe-se que a instituição escolar não pode continuar sendo um modelo nacional único. Ela precisa se adequar à realidade de seus alunos e da comunidade, ao invés de ser apenas um local de acesso à informação e conhecimento, pois muitos jovens precisam de auxílio pessoal para que possam, verdadeiramente, se interessar pela educação. Desse modo, a evasão escolar será minimizada e os jovens terão melhores oportunidades profissionais futuramente.     Nota-se, portanto, que a realidade brasileira sobre a evasão escolar é ocasionada, principalmente, por problemas pessoais do aluno, com os quais a escola não está apta para auxiliar. Por isso, é preciso que o Ministério da Educação invista em psicólogos nas escolas públicas das regiões mais precárias para o tratamento dos casos mais extremos. Por fim, as  instituições podem criar o projeto Escola Dinâmica, o qual convoca os pais e responsáveis periodicamente para uma conversa sobre as necessidades do aluno e da família, para ajudá-los no necessário. Assim, o atual período obscuro marcado pela evasão escolar, começará a ganhar luz.